21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

12 caminhões que são o orgulho da indústria automobilística russa

Por Equipe RC em 02/02/2022 às 11:12
12 caminhões que são o orgulho da indústria automobilística russa


Petrouhin/Sputnik

Alguns caminhões russos são praticamente clones de veículos ocidentais, mas os modelos exclusivos projetados na Rússia deixam os estrangeiros comendo poeira.

AMO-F-15


Y. Andriyanov/Sputnik

O primeiro caminhão soviético, AMO-F-15, foi lançado em 1924 com base no italiano FIAT 15 Ter. Serviu de modelo para o primeiro ônibus soviético homônimo e o primeiro carro blindado produzido em massa – o BA-27.

GAZ-AA


Sergey Pyatakov/Sputnik

O GAZ-AA foi “criado” em 1932 – copiado do americano Ford-AA, mas com várias alterações. Com quase um milhão de modelos produzidos, o GAZ-AA foi o caminhão mais comum na União Soviética na primeira metade do século 20.


Y. Andryanov/Sputnik

Este foi o primeiro caminhão soviético a ser exportado em massa, ainda nos anos 1930, sobretudo para Espanha, Afeganistão, Iraque, Romênia e países bálticos. Durante a Grande Guerra Patriótica, tornou-se o principal caminhão do Exército Vermelho, tanto nas linhas de frente quanto na retaguarda.

GAZ-51


ShinePhantom/Wikipedia

Nos quase 30 anos de produção (entre 1946 e 1975), foram fabricados exatamente 3.481.033 veículos do tipo, tornando o GAZ-51 o mais popular caminhão soviético da década de 1950 à de 70.

ZIS-150


Jeka3000/Wikipedia0

O ZIS-150 é semelhante ao International Harvester K-7; sua cabine foi copiada deste caminhão americano, mas outras partes foram projetadas por engenheiros soviéticos.

ZIL-130


V. Kozlov/Sputnik

Um dos caminhões mais bem-sucedidos e populares da história da indústria automobilística soviética. Confiável e resistente, o ZIL-130 foi produzido por mais de meio século, entre 1962 e 2014.

KrAZ-255


Vitaly V. Kuzmin

Este caminhão soviético 6x6 foi usado para fins civis e militares. Era especialmente usado pelas tropas de engenheiros – as diferentes versões ajudaram a construir pontes flutuantes e escavar regiões cobertas por terra.

GAZ-66


Vitaly V. Kuzmin

O GAZ-66 foi a resposta da URSS aos caminhões alemães Mercedes-Benz Unimog. Ao contrário da maioria dos outros modelos soviéticos, este é muito mais polido. Sua maior desvantagem, no entanto, é que não pode transportar muita carga.

KAMAZ-5320


U. Dvoriannikov/Sputnik

Primeiro caminhão projetado pela KAMAZ, o 5320 é considerado o mais popular da famosa fabricante.

Ural-4320


Alex “Florstein” Fedorov

Durante a enchente de 2005 em Nova Orleans, as operações de resgate foram realizadas principalmente em caminhões Ural-4320 que pertenciam à Infantaria Naval Mexicana. Caminhões americanos não conseguiram atravessar as ruas inundadas.

BelAZ-75501


U. Ivanov/Sputnik

Introduzido em 1991, o BelAZ-75501 tornou-se o maior e último caminhão de transporte soviético. Esse gigante tinha mais de seis metros de altura, 15 metros de comprimento e oito de largura, e podia transportar até 280 toneladas de carga.

KAMAZ-54901


KAMAZ

Embora o mais novo caminhão russo – o KAMAZ-54901 – tem emprestado várias peças do Mercedes-Benz Actros, ele é 20% mais barato que seu análogo.

Fonte e referência bibliográfica: Russia Beyond

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..