O Brasil celebra no feriado de 7 de setembro o dia de sua independência, declarada em 1822 por Dom Pedro I. Na prática, o Dia da Independência marcou o momento em que o País deixou de ser uma colônia portuguesa.
Hoje, 7 de setembro, é então comemorado o Dia da Independência, que em 2022 completa 200 anos desde seu acontecimento que ocorreu, de maneira breve, por diversos fatores essenciais que contribuíram até o País chegar a essa decisão.
Em resumo, tudo aconteceu na medida em que a elite brasileira percebeu que o desejo dos portugueses era restabelecer os laços coloniais, no entanto, quando a relação começou a ficar insustentável a opção de se separar passou a ser o caminho mais adequado a ser seguido, e foi exatamente o que aconteceu.
As Cortes de Portugal tomaram medidas conflitantes para o Brasil, como a exigência do retorno do príncipe regente e a instalação de mais tropas portuguesas no Rio de Janeiro. Além disso, a relação entre Brasil e Portugal ficava mais difícil também porque os portugueses tratavam os representantes brasileiros que iam a Portugal para negociar com certo desdém.
Quando os portugueses exigiram o retorno do príncipe a Portugal, foi organizado um movimento de resistência contra a medida, mantendo o vínculo entre os países cada vez mais instável.
O caminho do rompimento seguia, e em meio a novas leis, recusas, divergências de ideias e conflitos internos, às margens do Rio Ipiranga, Dom Pedro inteirou-se da situação, e, segundo o que ficou registrado na história oficial brasileira, foi realizado o grito pela independência do Brasil, momento conhecido como Grito do Ipiranga. Embora seja emblemático e popular, historiadores afirmam que não existem muitas evidências de que o grito tenha de fato acontecido.
Após a independência do Brasil o país se tornou soberano e organizou-se com uma monarquia. Na América do Sul, o Brasil foi a única monarquia, pois as outras nações organizaram-se como repúblicas.
Dom Pedro então foi coroado imperador, nomeado como Dom Pedro I em 1º de dezembro de 1822, dando início ao Primeiro Reinado (1822-1831). Outra consequência da independência foi o endividamento do país, já que Portugal cobrou dois milhões de libras do Brasil como indenização.
Nos dias de hoje, o 7 de setembro é a data comemorativa para lembrar essa parte importante na história do País. As comemorações da independência no Brasil ocorrem principalmente nas grandes cidades do Brasil e são marcadas por desfiles realizados pelo Exército brasileiro.
Na capital, Brasília, são realizados desfiles de membros das Forças Armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), além da realização de shows, cultos e outros desfiles ao redor de todo o Brasil. É um dia único para celebrar um dos marcos mais importantes da história do nosso País.
Leia também - Saiba como é a vida de um caminhoneiro brasileiro em Portugal
Foto: Agência Brasil
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!