Todo caminhoneiro sabe que colocar o pé na estrada exige alguns custos. Mas qual seria a melhor forma de economizar nos trajetos? O consumo de combustível é um dos gastos mais altos para os motoristas. Só para se ter uma ideia, de acordo com o Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2015, elaborado pela Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), no ano de 2014 o preço da gasolina subiu 4,8% e o óleo diesel teve um aumento de 8,3%. Pensando nisso, aqui vão três dicas para quem deseja economizar no abastecimento, sem perder o ritmo no volante.
Vai por o pé na estrada? Lembre-se de também colocar o pé no freio e no acelerador com cautela. Isso é válido tanto para segurança, quanto para a economia. Acelerar bruscamente, por exemplo, provoca uma queima excessiva de combustível. Vale lembrar: sempre respeite os limites de velocidade. Para entender melhor como dirigir com eficiência, a Confederação Nacional de Transporte (CNT) anunciou este mês a inclusão de simuladores nos treinamentos SEST SENAT - Eficiência e Segurança no Trânsito, destinado aos motoristas profissionais de cargas e passageiros. Um dos conteúdos do treino é justamente sobre como ter uma condução segura e econômica.
Deixar a manutenção do caminhão em dia com certeza trará mais eficiência ao veículo e, com tudo em ordem, o consumo de combustível tende a ser regular. O mau funcionamento do filtro de ar, por exemplo, pode causar um entupimento e assim permitir a entrada de ar na câmara de combustão, resultando em uma alta do consumo.
Esses fatores influenciam bastante a vida de quem está sempre com o pé na estrada. Por quê? Saiba os motivos: Peso - A sobrecarga é um dos vilões dos gastos com combustível. Sempre preze pelo limite estabelecido. Pneu - Quando os pneus estão calibrados, o desempenho do caminhão melhora em até 30%. Ponto morto - Abusar dessa prática - o famoso "andar na banguela" - pode danificar a caixa de transmissão, o que impacta na marcha. Consequentemente, o consumo do combustível aumenta. Tecnologia sustentável é caminho para a economia também Para cumprir a meta de eliminar o uso de combustíveis fósseis até 2030, a Suécia colocou em ação o plano de construir autoestradas elétricas. O projeto, desenvolvido pela Siemens, foi batizado de eHighway e já tem dois quilômetros implementado no norte de Estocolmo. A boleia de caminhões híbridos possui um mecanismo chamado pantógrafo, que é acionado de forma automática ao entrar no trecho elétrico, cortando assim o consumo de combustível. Colocar o pé na estrada desse jeito é economia na certa. Acha que essa tecnologia tem futuro? Deixe um comentário com sua opinião. Baixe grátis o infográfico Guia de segurança nas estradas:
Referências Bibliográficas Anuário Estatístico Brasileiro do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis 2015. Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), 2015 Como funciona a primeira estrada elétrica do mundo, inaugurada na Suécia. G1, 2016 Dez dicas para economizar combustível. Canal Volvista Electrification of road freight transport. Siemens, 2016 Highway. Siemens, 2016 Simulador de direção do SEST SENAT promove condução segura e econômica.Confederação Nacional de Transporte (CNT), 2016 Veja 5 dicas para economizar combustível e estender a vida útil do caminhão. Associação de Caminhoneiros Autônomos Nacional (Acan)
Leia também - Aprenda algumas gírias da estrada
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!