Conhecido como o Dia Internacional da Mulher, hoje é uma data para celebrar todas as conquistas políticas, sociais e econômicos alcançadas por elas.
A profissão caminhoneiro é um segmento que certamente é composto, majoritariamente, por homens. Segundo pesquisa do “Perfil dos Caminhoneiros 2019”, publicada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), cerca de 99,5% dos entrevistados eram homens, enquanto as mulheres representavam 0,5 % da comunidade.
Esse é um número extremamente desproporcional! Como existem cerca de dois milhões de caminhoneiros na ativa, esses dados mostram que as mulheres no ramo são aproximadamente 10 mil, segundo a pesquisa.
No entanto, o Brasil possui quase 180 mil mulheres aptas a dirigir caminhões, e sabendo disso, fica claro que a porcentagem dessas profissionais pode - e deve - aumentar em breve.
Isso porque o cenário de atuação feminina está se consolidando, e à medida que a autonomia delas no mercado profissional avança, as coisas vão evoluindo e melhorando.
As últimas 4 décadas apresentaram um crescimento enorme na autonomia feminina no mercado de trabalho, crescimento esse que funciona como base para uma reparação necessária.
Atualmente, muitas empresas contratam mulheres caminhoneiras visando diminuir a frequência de multas, e isso é algo que, além de ser um sinal claro contra a discriminação, é uma economia considerável para as empresas.
É bom ver que mesmo diante de uma sociedade machista, existem aqueles que valorizam o trabalho dessas condutoras de fibra, admirando sua dedicação à profissão acima de qualquer outra coisa.
Neste dia 8 de março queremos deixar um abraço muito especial a todas as mulheres que se dedicam à profissão de caminhoneira. Nós sabemos que os desafios enfrentados com certeza diariamente existem em todas as profissões.
No entanto, é evidente que em ofícios que antes eram majoritariamente compostos por homens, e ainda são até hoje, quebrar certas barreiras se torna uma batalha nova a cada dia.
As mulheres merecem todo o reconhecimento e espaço no mercado de trabalho e algumas coisas entre as mais urgentes que precisamos para dar um salto e evoluir é entender, apoiar e lutar pela liberdade e igualdade de gênero, dando o devido respeito e admiração que todas merecem!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!