O óleo diesel distribuído no mercado, também conhecido como S500, pode ser retirado de circulação no Brasil. A Agência Nacional do Petróleo (ANP) propôs essa nova medida que será avaliada numa audiência pública. O motivo por trás da possível retirada desse combustível do mercado está no fato de que ele possui alto teor de enxofre e é usado por veículos mais antigos, o que leva a pouca utilização do combustível pelos consumidores.
Além do diesel, a ANP pretende retirar do mercado o óleo diesel S1800, usado geralmente na geração de energia em termelétricas, mineração, ferrovias e outros. No entanto, se os combustíveis acima citados forem retirados do mercado, os consumidores do combustível, como a população em geral poderá contar com o diesel S10, o qual irá substituí-los. Este combustível possui baixo teor de enxofre além de reduzir a emissão de partículas nocivas à saúde.
Desde 2014, com a introdução do S10, a oferta desse combustível tem crescido anualmente. Atualmente, situa-se em torno de 60% de todo o diesel consumido no país. E a demanda pelo S10 deve se intensificar com a entrada da fase P8 do programa de controle da poluição do ar por veículos automotores. E também a entrada desse combustível pode ser importante para reduzir a dependência do diesel importado, segundo a ANP.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!