21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Abicom alerta para hipótese de novas escaladas no preço do diesel

Por Equipe RC em 24/11/2021 às 12:31
Abicom alerta para hipótese de novas escaladas no preço do diesel

A atitude da Petrobras de permanecer negando pedidos de venda de combustíveis para distribuidoras deve afetar diretamente o preço do diesel, justamente por conta da diferença entre o valor praticado no mercado brasileiro e fora do país, de acordo com a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

A entidade projeta que o valor pago pela gasolina nos postos também pode ser impactado, mas, no caso do diesel, a diferença entre o produto vendido pela Petrobras e o importado é maior, fazendo com que a consequência seja mais sentida nos postos pelo país.

Segundo o presidente da Abicom, Sérgio Araujo, “a defasagem no diesel ainda é grande, em média, 22 centavos por litro, e, devido ao fato da Petrobras não acatar todos os pedidos feitos pelas distribuidoras, haverá a necessidade de elas comprarem produto importado com preço mais alto do que o comprado da Petrobras, tendo como consequência o aumento dos preços nas bombas.”

Na prática, a decisão já era esperada por distribuidoras porque copia o mesmo movimento do mês de novembro. Sobre a decisão de não atender a todos os pedidos de distribuidoras, a Petrobras afirma em nota que: “assim como no mês de novembro, os pedidos de diesel encaminhados pelas distribuidoras para o mês de dezembro foram atípicos e superiores ao mercado esperado para este período. Após avaliação de disponibilidade, considerando nossa capacidade de produção e oferta, o volume aceito foi inferior aos pedidos recebidos”.

Ouça a matéria em áudio

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..