Mercedes-Benz fala dos serviços mostrados na Fenatran, inclusive, um aplicativo que possibilita concorrer a prêmios.
Para a empresa, a área de Pós-vendas é vista como de excelência. Sendo assim, acaba de lançar o Telediagnose (nova funcionalidade do Fleetboard que identifica falhas durante a operação e aciona gestor da frota para propor solução); a Oficina de Alta Performance (garante mais eficiência nos serviços prestados nos concessionários em menor tempo possível); os Serviços Dedicados (asseguram melhor TCO - custo operacional total e máxima disponibilidade dos veículos), os Kits de peças genuínas por segmento (proporcionam economia de até 15% para o cliente) e o aplicativo “Mercedeiros de Verdade”.
“A cada dia, o nosso desafio é apresentar soluções diferentes e cada vez melhores para os clientes”, afirma Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Para tanto, queremos sempre estar junto deles, conhecer a realidade de suas operações e necessidades e ouvir o que têm a nos dizer. Isso nos permite desenvolver produtos e serviços cada vez mais eficientes, que tragam economia, redução de custos operacionais e produtividade, com a rentabilidade desejada e a qualidade e a segurança da nossa marca”.
Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, explicou que o Telediagnose identifica falhas durante a operação. “O Telediagnose capta todas as falhas geradas nos diversos módulos do caminhão (motor, câmbio, embreagem, freio e outros) e envia as informações para a Central de Relacionamento com o Cliente, na unidade da Empresa em Campinas, São Paulo. O monitoramento é contínuo, 24 horas por dia, 7 dias por semana. As falhas são classificadas de acordo com sua gravidade. Conforme a situação, a Central comunica o ocorrido ao gestor da frota, chegando a indicar o envio do veículo a um concessionário quando for necessário. Assim, preserva o produto, garantindo sua vida útil”.
Caso o cliente concorde, a própria Central já faz a intermediação com o concessionário mais próximo, informando previamente dados do caminhão. Se o cliente tiver contratado, além do Fleetboard, o Plano de Manutenção Mercedes-Benz (nas modalidades Select, Select Plus e Complete), ele também pode contar com guincho, caso seja necessário.
Mercedeiros
A Mercedes-Benz lançou um aplicativo para smartphones com o objetivo de aumentar a conectividade e a interação entre a montadora e seus concessionários e os motoristas de caminhões da marca por todo o Brasil. O novo App recebeu o nome de “Mercedeiros de Verdade”, é gratuito e pode ser baixado nas lojas virtuais da Play Store e Apple Store. A intenção é que o aplicativo seja uma ferramenta online de comunicação direta com motoristas de caminhões, ônibus e comerciais leves da marca (Sprinter e Vito).
Segundo explica Silvio Renan, os motoristas têm uma importância cada vez maior para nossa marca. Por isso, estamos trabalhando fortemente em iniciativas que nos aproximem desses profissionais. Quanto mais estivermos em contato com eles, ouvindo o que têm a nos dizer, poderemos atender ainda melhor às suas necessidades e expectativas.
Nele, o motorista pode criar seu próprio “avatar”, que poderá ser customizado, através do qual passará a ser relacionar com a marca e redes sociais. A ferramenta gera uma série de possibilidades de interação, com incentivos como acúmulo de pontos e a possibilidade de concorrer a prêmios, incluindo caminhões Actros, Accelo e o comercial leve Vito.
Esses pontos podem ser conseguidos na compra de peças ou na execução de serviços em concessionárias da rede autorizada. Cada real gasto equivale a um ponto. A cada 2.000 pontos, o motorista pode acionar uma roleta virtual que aparece no aplicativo, para concorrer a prêmios, como camisetas, bonés, toalhas, canecas ou até um cupom de desconto no valor de R$ 100 que pode ser usado na rede de concessionárias. Os pontos acumulados também vão gerar um número para o motorista participar dos sorteios dos veículos – caminhões Accelo e Actros e dois comerciais leves da linha Vito, que serão realizados com base nos números da Loteria da Caixa Econômica Federal, conforme informou Renan.
“Com o aplicativo ‘Mercedeiros de Verdade’, expandimos as mídias interativas que já oferecemos aos motoristas, como Facebook, Instagram, Blog do Caminhão, Clube Gigantes Mercedes-Benz, Twitter, canal de vídeos no Youtube e os chats de nossa Central de Relacionamento com o Cliente”, salienta Renan.
Por outro lado, Roberto Leoncini lembrou que deve haver hoje no País algo em torno de 3 milhões de caminhões emplacados e mais de um terço deles tem a marca Mercedes-Benz. “Então, temos muitos ‘mercedeiros’ de verdade rodando nas estradas brasileiras todos os dias”.
“A Mercedes-Benz tem experiência mundial e local para transformar tecnologias digitais em vantagens para o transportador e para o operador logístico. Temos hoje mais de quatro mil caminhões conectados no Brasil, lançamos soluções específicas para telemetria, inclusive para ônibus. Nossa gama de ofertas envolve gestão do veículo, coaching para motoristas, gestão de manutenção e gestão de segurança, tanto do caminhão quanto da carreta”, finaliza Roberto Leoncini