Dia 28 de julho é o dia nacional do agricultor. Para registrar vamos destacar a importância desse serviço aliado ao transporte rodoviário, apontando certos obstáculos existentes
Considerado um dos principais meios de deslocamento de carga no País, o transporte rodoviário diz respeito a um grande fluxo de mercadorias que são transportadas ao longo das vias terrestres.
Dito isso, podemos destacar que o caminhão tem um papel fundamental. Isso porque, com uma carga bem variada, os veículos precisam ser adequados às atividades exigidas para que a carga possa ser levada ao destino final sem grandes prejuízos.
De maneira geral, as matérias-primas saem das lavouras e precisam ser deslocadas com todo o cuidado e segurança possíveis. Na agricultura, evitar perdas de carga e desperdícios são as maiores preocupações dos empresários.
A produção proveniente do setor agrícola diz respeito a uma série de atividades envolvendo o cultivo e colheita de matérias-primas.
Alguns desses itens costumam ser: trigo, milho, cenoura, batata, morango etc. Conhecido como transporte de carga a granel, o carregamento, acomodação e transporte desses materiais é diferente de produtos transportados em volumes, por exemplo.
Nós da revista Caminhoneiro postamos recentemente um conteúdo explicando com mais detalhes sobre o que é carga a granel. Clique e confira para saber mais!
Considerando que uma parte desses produtos é levado até os pontos de exportação, e outra distribuída para os comércios internos garantindo assim o fluxo de alimentos do mercado brasileiro, o próprio transporte dessas matérias-primas é algo de grande importância para a economia nacional.
Contudo, existem certos desafios a serem encarados pelos profissionais do ramo. Alguns empresários e profissionais autônomos, por exemplo, alegam problemas no valor pago pelo frete.
Pois além das dificuldades encontradas no transporte, com eventuais bloqueios e péssimas condições das estradas, o preço baixo por cada serviço torna essas operações pouco rentáveis em alguns casos.
A baixa qualidade das estradas brasileiras é uma queixa bem antiga. Em diversas regiões do país atingir o destino da carga se torna um grande desafio, considerando as condições que se encontram as vias.
A soma do baixo valor do frete com péssimas condições das estradas, que acabam muitas vezes criando a necessidade de manutenções no caminhão, tornam o serviço menos viável em muitos casos.
Esse tipo de dificuldade afeta não apenas o transporte, como todo o setor, pois se tratando de alimentos perecíveis, qualquer atraso causado pela condição das estradas resulta em prejuízo principalmente aos consumidores finais.
Por essas e outras é necessário ter em mente o tipo de caminhão escolhido para esse serviço. Você conhece a funcionalidade de cada modelo de caminhão?. Clique no link e tire suas dúvidas sobre isso.
Por mais que não seja uma tarefa muito fácil, o que pode diminuir a dificuldade do trabalho começa na escolha de caminhão certo.
Ou seja, para desempenhar um bom trabalho e superar certas dificuldades encontradas no setor é necessário entender as atividades realizadas e assim exercer o trabalho de maneira eficiente.
O que achou do nosso conteúdo? Não deixe de seguir a revista Caminhoneiro nas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das estradas.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!