21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Andamos no Meteor 29.530 6x4, o caminhão extrapesado da Volkswagen

Por Graziela Potenza em 10/01/2024 às 15:48
Andamos no Meteor 29.530 6x4, o caminhão extrapesado da Volkswagen

Descubra como o caminhão Meteor 29.530 6x4 da Volkswagen redefine o transporte de cargas com potência, tecnologia e eficiência.

No coração da movimentada avenida dos Estados, mais precisamente no endereço 1900, em Santo André, encontramos nosso ponto de partida na concessionária Dibracam. Nossa missão era avaliar o robusto caminhão Meteor, na sua versão 29.530 6x4, rodotrem, devidamente carregado com uma carga de 26.000 kg e um PBTC de 46.000 kg.

Nosso itinerário nos levou na direção de São Paulo, com destino a Guararema, abrangendo uma jornada de ida e volta de aproximadamente 200 km. Antes de mergulharmos nessa emocionante experiência sobre rodas, é fundamental entender os elementos-chave que destacam esse veículo extrapesado da Volkswagen Caminhões e Ônibus. A apresentação foi feita pelo engenheiro de Marketing do produto, Alan Hungria, que indicou os principais atributos que tornam o Meteor uma verdadeira referência no universo dos caminhões de carga.

Durante sua apresentação, um dos pontos destacados foi o desempenho do motor MAN D26 de 13 litros, fabricado no Brasil, que impulsiona o Meteor. Este motor gera uma potência de 525 cavalos e um torque de 2.600 Nm. Vale ressaltar que o motor MAN D26 foi otimizado para atender às rigorosas normas Euro6, incorporando os sistemas EGR e SCR. Graças a esses avanços, houve uma significativa redução nas emissões de gases poluentes, em conformidade com as normas Proconve P8. Além disso, em comparação com a versão Euro5, ele demonstra uma economia de combustível de até 8%.

Chegou a hora de iniciarmos nosso percurso com o Meteor 29.530 6x4, na sua versão com cabine leito e teto alto. No comando, temos o experiente instrutor da VWCO, Luiz Antônio dos Santos. Durante o nosso trajeto, percorremos trechos de importantes rodovias, incluindo a Carvalho Pinto e o Rodoanel, proporcionando uma oportunidade ideal para testarmos o conforto e as diversas tecnologias que equipam esse novo veículo extrapesado.

Para tornar a rotina do motorista mais conveniente e garantir que ele chegue ao seu destino final descansado, o Meteor 29.530 6x4 apresenta uma cabine com um isolamento acústico excepcional, resultando em níveis de ruído muito baixos. A conversa com o instrutor Luiz fluía suavemente, sem a necessidade de elevar o tom de voz. 

O conforto está evidente dentro da cabine. Há uma cama com ótimas dimensões (2200x790), com colchão ortopédico de alta densidade; sistema de iluminação de leitura; relógio digital com despertador; duas entradas de USB; tomadas de 12V e 24V; geladeira com controle de temperatura; carregador por indução; volante multifuncional com alavanca na coluna; ar-condicionado digital; climatizador com controle remoto (permite acionamento a distância, além de preservar a temperatura interna da cabine agradável sem manter o motor ligado), entre outros. 

Um aspecto que me impressionou foi a transmissão automática de última geração Traxon V-Tronic de 12 velocidades, com a função Predictive Shifting. Essa tecnologia possibilita a realização de trocas de marchas de forma ágil, suave e quase imperceptível. Era difícil notar quando as trocas ocorriam, de tão silenciosas que eram.

Luiz demonstrou a funcionalidade do Kick-Down da seguinte maneira:

"Ao pisar fundo no acelerador, a transmissão reduz a marcha, aumentando o giro do motor para obter um desempenho aprimorado, especialmente útil em ultrapassagens seguras", explicou.

Além disso, ele mencionou o Sensor de Inclinação, que auxilia na escolha da marcha de partida e na estratégia de troca de acordo com a inclinação da via.

No pátio do posto em Guararema, tive a oportunidade de observar a função Manobra em ação. Essa função controla a velocidade, a rotação do motor e a modulação da embreagem, permitindo um controle preciso durante movimentações em baixíssimas velocidades.

Durante nossa viagem na estrada, Luiz também explicou o funcionamento do Eco-Roll, conhecido também por "banguela eletrônica", com acionamento manual. Essa funcionalidade aproveita a inércia sempre que possível, colocando a transmissão em neutro de maneira segura e controlada.

A VWCO coloca a segurança em primeiro plano, garantindo-a por meio de recursos como Assistente de partida em rampa (HSA), acionamento automático (o sistema mantém o veículo freado por até 2 a 3 segundos em aclives e o libera gradativamente durante a aceleração); Controle de estabilidade (ESC), acionamento automático (ao detectar saída da trajetória determinada pelo volante, o motor e os freios atuam de forma a trazer o veículo de volta a trajetória); Controle de tração (ATC), acionamento automático (os sensores eletrônicos monitoram a trajetória do veículo e indicam qualquer potencial redução na aderência dos pneus ao solo. Ativa automaticamente os freios e ajusta o torque do motor até que se recupere a capacidade trativa e o controle do movimento).

Após uma análise minuciosa desses atributos em pleno funcionamento, retornamos à sede da Dibracam, onde o painel do veículo indicava um impressionante aproveitamento de 99% no que diz respeito ao freio motor e ao Eco-Roll. Além disso, ficamos na faixa verde durante o percurso, que é ideal para otimizar a economia de combustível, mantendo uma média de velocidade entre 75 e 80 km/h.

Enfim, fica claro que o caminhão Meteor 29.530 6x4 não apenas atende às expectativas, mas as supera. Com sua potência, tecnologia avançada e conforto excepcional, ele se destaca como uma escolha sólida para quem busca eficiência e segurança no transporte de cargas. A jornada pelo Meteor mostrou que ele não é apenas um veículo extrapesado, mas uma verdadeira solução para desafios rodoviários. É seguro dizer que a Volkswagen Caminhões e Ônibus criou um caminhão que define novos padrões no segmento, e sua eficiência é uma prova disso, com um impressionante aproveitamento de 99% no freio motor e eco roll. Portanto, se você procura um parceiro confiável nas estradas, o Meteor está pronto para atendê-lo!

Ficha técnica

VW Meteor 29.530 6x4

  • Fabricante / Modelo: MAN | D2676LFAD
  • Potência líq. máx.: cv (kW) @ rpm (*) 525 (386) @ 1.80
  • Torque líq. máx.: Nm @ rpm (*) 2.600 @ 930 - 1.35
  • Sistema de injeção: Common Rail 
  • Norma de emissões: PROCONVE P-8
  • Transmissão Fabricante / Modelo ZF 

Pesos (kg)

  • Peso Bruto Total (PBT): homologado 23.000 
  • Peso Bruto Total Combinado (PBTC): homologado 74.000
  • Capacidade Máxima de Tração (CMT): 80.000

Fotos: Divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..