Batizado de 4.ZERO, por ser de alta precisão é ideal para obras de maior risco no mercado de mineração e construção pesada. O 4.ZERO, em referência à engenharia do futuro, foi criado pela construtora, em parceria com a Volvo e a ACR.
Tecnologia para mercado de mineração e construção pesada é parte de projeto da construtora para modernizar obras e acelerar engenharia 4.0. O caminhão é operado remotamente a partir de sete câmeras veiculares, que têm suas imagens transmitidas para dois televisores no cockpit, a cabine de operação. Lá, um profissional treinado controla o equipamento por controle remoto com sinal de rádio a até 2 km de distância.
O 4.ZERO também se destaca por ser o único do mercado que permite a imediata alternância entre os modos tripulado e não tripulado, mantendo todas as funcionalidades, sem necessidade de adequações mecânicas. Além disso, também é o único que pode ser fornecido de fábrica já preparado para receber e atuar com sinais de rádio controle.
“A tecnologia anda de mãos dadas com o projeto de inovação da Andrade Gutierrez, que vem modernizando todas as obras. Desde 2018, com a criação do Vetor AG, nosso Programa de Inovação Aberta, a construtora traz as principais tecnologias do mercado para acelerar a Engenharia 4.0 e o caminhão é nossa aposta própria para integrar outras soluções, trazendo segurança e diminuindo riscos”, explica André Medina, Gerente de Inovação e responsável pelo Vetor AG, programa que já viabilizou mil conexões com startups, além de ter acelerado mais de 30 iniciativas e contratado mais de 25 soluções.
Com o foco de atuação em obras de mineração e infraestrutura, o 4.ZERO se destaca pelo menor tempo de resposta e alta assertividade, diminuindo o risco e trazendo maior confiabilidade e segurança.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!