Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, na última quinta-feira 20, a alteração que estabelece as regras gerais, a metodologia e os coeficientes dos pisos mínimos, referente ao quilômetro rodado na realização do serviço de transporte rodoviário remunerado, por eixo carregado, instituído pela Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas (PNPM-TRC).
De acordo com a ANTT, as análises priorizaram as contribuições do processo de participação e controle social, parâmetros mercadológicos em que a participação no custo total do transporte diz respeito a 80%, sendo o preço do diesel (S10), salários dos motoristas (variável utilizada para mensuração do custo de mão de obra), preço do pneu e valor de aquisição do veículo-trator.
O reajuste médio para a carga lotação é de 9,64% e varia de acordo com o tipo de carga, quantidade de eixos e se a operação de transporte é caracterizada como alto desempenho. Para os demais parâmetros, a atualização dos valores se dará a partir da aplicação da variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que é de 5,856420%.
A nova resolução, com os valores da tabela, será publicada em breve no Diário Oficial da União (DOU).
Fonte e foto: ANTT
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!