02 de Abril de 2025
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

ANTT oficia empresas a não cobrarem taxas das TAGs de vale-pedágio aos caminhoneiros

Por Equipe RC em 22/01/2025 às 16:00
ANTT oficia empresas a não cobrarem taxas das TAGs de vale-pedágio aos caminhoneiros

Desde o início do ano, o pagamento do vale-pedágio passou a ser feito exclusivamente via TAG eletrônica. A determinação da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) excluiu as outras modalidades de pagamento e teve como justificativa a necessidade de proporcionar maior dinamismo e fluxo nas praças de pedágio. 

Mesmo com a mudança, o fornecimento do vale-pedágio continua sendo uma obrigação de quem contrata o frete, seja o embarcador ou a transportadora nos casos de subcontratação do autônomo. Segundo a ANTT, o contratante também deve fornecer a TAG a ser utilizada pelo caminhoneiro. 

No entanto, sindicatos e federações filiadas à CNTA têm recebido reclamações de caminhoneiros de que estão sendo cobradas taxas relativas à contratação da TAG e a manutenção mensal para receber vale-pedágio. Isso em relação a TAGs fornecidas pelo embarcador ou a do próprio caminhoneiro, que pode ser usada desde que o embarcador deposite o valor do vale-pedágio na conta vinculada a TAG. A Confederação então levou essas queixas para a Suroc (Superintendência de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas) da ANTT, solicitando a isenção das taxas de mensalidade e manutenção para todas as TAGs utilizadas na modalidade de vale-pedágio por transportadores autônomos de cargas.

Ofício da ANTT

A ANTT concordou e atendeu rapidamente à solicitação da CNTA, determinando, por meio do ofício circular nº 117/2025, que as empresas fornecedoras de vale-pedágio obrigatório não podem cobrar taxas para o uso das TAGs. O ofício esclarece que “não é cabível exigir do transportador rodoviário remunerado de cargas o pagamento de mensalidades ou quaisquer outros valores para o uso do modelo de Vale-Pedágio obrigatório materializado em TAGs, ainda que estas desempenhem funções diversas”. A CNTA vai acompanhar o desenrolar dessa decisão da ANTT

Dúvidas

Se você, caminhoneiro, teve ou está tendo problemas com taxas da TAG do vale-pedágio, entre em contato com a Ouvidoria da ANTT pelo site, telefone 166 ou pelo whatsapp do número 61 99688-4306.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Boa tarde, muito bom esta iniciativa do vale pedágio.mais o que é outro problema que as transportadoras subcontrata o autônomo com um valor do frete quando manifestar o frete desconta o valor do pedágio no valor do frete por tonelada, oferece o frete com o valor x quando você carrega o caminhão eles falam que é embutido o pedágio no valor oferecido do frete, aí o caminhoneiro acaba pagando o pedágio do seu próprio bolso, eles tira do frete para pagar o vale pedágio.as transportadoras recebe o pedágio do dono da mercadoria mais não repassa para o caminhoneiro desconta o pedágio do frete e coloca no TAG. Desde já agradeço obrigado
    AGUINALDO BENTO DOS REIS
    22/01/2025

Dicas

Aguarde..