A embreagem é um importante componente responsável por fazer a ligação entre motor e transmissão, permitindo que o veículo produza a força exata para cada movimento que ele faz por meio da troca de marchas. Além disso, tem como função filtrar as vibrações que chegam do motor e podem ser percebidas pelo motorista, entregando mais conforto e dirigibilidade.
Alguns comportamentos e boas práticas na direção podem evitar o desgaste deste componente tão relevante e garantir que ele dure até três vezes mais em veículos com transmissões automatizadas da Eaton, quando comparado com veículos equipados com câmbios manuais.
Caminhões como o Accelo da Mercedes-Benz e o Delivery V-tronic da Volkswagen Caminhões e Ônibus são equipados com os câmbios automatizados EAO-6106 e EAO-6206 6 velocidades e a embreagem 362mm. Já o Constellation V-Tronic da VW; Iveco Tector Auto-shift e Tector Coletor são exemplos de aplicações com as transmissões automatizadas UltraShift PLUS MHD 10 velocidades e a embreagem 395mm fabricadas pela empresa.
Confira algumas dicas para evitar o desgaste excessivo da embreagem e prolongar sua vida útil:
Usar o pedal do acelerador para manter o veículo parado é um vício muito comum dos motoristas em semáforos e durante o trânsito intenso. Esse comportamento resulta em um aquecimento do disco e desgasta a embreagem de forma prematura – o que diminui sua vida útil e impacta em gastos com a manutenção do veículo.
Nessas situações, realize lançamentos suaves e evite pisar no acelerador bruscamente, pois esta ação também impacta na vida útil da embreagem.
No trânsito, o ideal é o motorista diminuir os lançamentos e paradas no trajeto. Caso esse movimento aconteça repetidas vezes, principalmente, em uma posição de rampa, haverá o risco do superaquecimento da embreagem. A dica é esperar o trânsito fluir e depois seguir em frente, claro que mantendo a distância e uma direção segura para si e os demais motoristas ao redor.
Fonte e foto: Eaton
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!