21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Arte na estrada: conheça o Poeta dos Caminhoneiros

Por André de Angelo em 16/04/2021 às 20:43
 Arte na estrada: conheça o Poeta dos Caminhoneiros

Muitas vezes ao longo da vida, por conta da nossa rotina e todas as mudanças que acontecem naturalmente, podemos nos esquecer de coisas que são importantes. Assim como o trabalho, estudos, esportes e lazer, a arte é necessária para o ser humano.

A arte se trata de algo tão subjetivo que mesmo não sendo essencial para a sobrevivência diretamente, é algo que continua sendo indispensável para todos. Isso porque a arte desperta a criatividade, além de contribuir com a exposição de sentimentos, histórias e culturas.

Diante disso, é um tanto complexo para alguns concluir que a arte não é apenas um quadro pintado há mais de 500 anos, uma música composta pouco antes de 1800 ou um poema que retrata um contexto histórico bem distante do atual.

Tudo isso é arte sim, porém, como boa parte das coisas, essa subjetividade é vista com bons e maus olhos sempre considerando o ponto de vista de quem observa. É por esse motivo que esse ponto de vista muitas vezes é carregado de alguns conceitos preestabelecidos.

A poesia, por exemplo, é uma das formas de arte mais conhecidas. Contudo, contrariando um certo pensamento popular que felizmente passou a mudar recentemente, a poesia não precisa de um contexto distante e difícil de entender.

Muito pelo contrário! A arte está ao nosso redor, inclusive nas pequenas coisas do dia a dia. Rodeia todas as idades, crenças e profissões - e com o caminhoneiro não seria diferente.

Nilton de Jesus Silva Junior é um artista que está aqui para nos mostrar isso. Conhecido como Poeta dos Caminhoneiros, Nilton é de Tapiramutá, na Bahia, e atualmente mora em Feira de Santana.

O poeta se mudou para a cidade há 4 anos, e há cerca de 3 faz poesias que retratam esse sentimento da profissão. Embora hoje tenha 26 anos, Nilton carrega seu gosto por poesia desde a adolescência, quando fazia rimas por pura diversão.

A vida de caminhoneiro veio ao seu conhecimento por um fato muito frequente, principalmente quando falamos de quem é realmente apaixonado por caminhão.

Nilton conheceu a profissão de caminhoneiro por seu pai, que era caminhoneiro. Desde então sempre quis se tornar um e até tentou algumas vezes antes de conseguir de fato.

Mesmo quando já fazia as poesias, Nilton ainda não havia se tornado um caminhoneiro, mas por conhecer e ser tão apaixonado por essa vida, e por ter a habilidade de escrever poesias, começou a divulgar seu trabalho na internet.

De DJ à Poeta, Nilton foi bem aceito pelos caminhoneiros que o seguiam que, de forma natural, passaram a reconhecê-lo como Poeta dos Caminhoneiros.

Atualmente, o Poeta está prestes a se tornar caminhoneiro, realizando todo o processo de substituição da CNH e em período de viagens com um colega que já é caminhoneiro.

Anteriormente, ao tentar ser caminhoneiro por um tempo e não conseguir, esse desejo nunca saiu de dentro dele, e foi por meio de suas poesias motivacionais que Nilton passou a ganhar cada vez mais notoriedade.

A história do seu canal também é bem curiosa. Isso porque, quando começou seu canal atingiu 100 mil inscritos em 4 meses. Ao seguir sua inspiração e postar vídeos diários, motivando todos os caminhoneiros, muitas pessoas passaram a acompanhar seu trabalho.

Contudo, seu perfil infelizmente foi hackeado e todos os inscritos que havia conquistado até lá se perderam. Seis meses depois, Nilton abriu seu novo canal, que hoje já conta com mais de 60 mil inscritos.

Se pudermos dizer algo sobre sua origem, o Poeta dos Caminhoneiros é uma junção de talento com amor pela profissão. Demonstrando sua paixão por caminhões e uma grande aptidão com comunicação, Nilton seguiu firme e superou esse obstáculo que travou seu canal uma vez.

Na época, um dos fatos marcantes para a imagem online do Poeta também foi a greve dos caminhoneiros. Em seu poema, Nilton demonstrou todo o apoio e, com palavras emocionantes, tentou transmitir o sentimento geral daquele momento.

Confira o poema clicando aqui!

Como dito, ter um pai caminhoneiro foi um dos, se não o maior responsável pela paixão e encanto por toda a vida de caminhoneiro.

Agora, em direção a um novo desafio e prestes a se tornar um caminhoneiro, seu maior objetivo é realizar o sonho do seu pai: comprar um caminhão!

Com trabalho e empenho, seu desejo maior atualmente é poder conquistar esse caminhão e poder estampar nele a frase “sonho do pai realizado pelo filho!”.

Diz se essa não é uma bela história!?

Conheça um pouco mais sobre o trabalho do Poeta dos Caminhoneiros acompanhando seu canal no Youtube Poeta dos Caminhoneiros Oficial e seu perfil no Instagram, @poetadoscaminhoneirosoficial.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..