Certos comportamentos praticados nas estradas denunciam se você é bom ou mau motorista.
Conceito mais importante a ser explorado diz respeito à postura dos motoristas em situações tanto rotineiras quanto inesperadas, de forma a assegurar uma circulação no trânsito sem problemas.
A primeira regra básica é respeitar os limites de velocidade da via. Há situações (tráfego, condições do tempo, obstáculos, aglomeração de pessoas) que exigem que você reduza a velocidade e redobre sua atenção para dirigir com segurança. Não se esqueça de que, quanto maior a velocidade, maior tende a ser o risco e quase sempre mais grave são os acidentes, aumentando a probabilidade de morte no trânsito.
Saiba que ao fazermos uma curva, há forças que atuam no veículo empurrando-o para fora da estrada.Isto exige certo esforço para não deixar o veículo sair da trajetória. Obviamente, quanto maior a velocidade, mais se sente tais forças. Muitas vezes, perde-se o controle do veículo, provocando um capotamento, uma colisão ou, pior ainda, um atropelamento de pedestre.
A velocidade máxima permitida numa curva leva em consideração aspectos geométricos de construção da via.Esta é uma tarefa da engenharia de transportes. Portanto, acredite na sinalização e adote os seguintes procedimentos: antes de entrar na curva, diminua a velocidade, usando o freio e reduza a marcha, se necessário. Comece a fazer a curva com movimentos suaves e contínuos no volante, acelerando gradativamente e respeitando a velocidade máxima permitida. Evite ainda os movimentos bruscos e oscilações na direção durante a realização da curva.
Nas descidas
Antes de iniciar uma descida acentuada, você deve testar os freios. Durante a descida, mantenha o câmbio engatado em uma marcha reduzida. Jamais desça com o caminhão ou ônibus com a marcha desengatada. Nessa situação, certamente, em caso de perigo, você não vai ter a força do motor para ajudar parar ou para reduzir a velocidade. E mais, os freios podem não ser suficientes.Nunca desligue o motor nas descidas. Com o motor desligado, os freios não funcionam e o veículo ficará sem controle, pois a direção também irá travar. Para a parte hidráulica funcionar, é preciso estar com o motor ligado.
Nas ultrapassagens
A ultrapassagem é uma das manobras mais perigosas, pois o veículo trafega na contramão, correndo o risco de colidir frontalmente com outro. Em função da frequência com que é realizada, muitas vezes o motorista não utiliza os procedimentos preventivos corretos para essa manobra.
Onde não houver qualquer tipo de sinalização, ou onde houver sinalização permitindo a ultrapassagem, só ultrapasse se a faixa do sentido contrário de fluxo estiver livre e, mesmo assim, deve decidir em efetuar a ultrapassagem, considerando a potência do seu veículo e a velocidade do veículo que vai à frente.
Cuidado, nas subidas, deve-se ultrapassar quando estiver disponível a terceira faixa, destinada a veículos lentos. Não existindo esta faixa, siga as mesmas orientações anteriores, mas lembre-se que a potência exigida do seu veículo será maior que na pista plana. Para efetuar a ultrapassagem, acione a seta para esquerda, mude de faixa a uma distância segura do veículo à sua frente e só retorne à faixa normal de tráfego quando puder enxergar o veículo ultrapassado pelo retrovisor.
Nos declives, as velocidades de todos os veículos são muito maiores.
Lembre-se de que você não pode exceder a velocidade máxima permitida naquele trecho da via.
Facilite o trânsito
Outros veículos podem querer ultrapassá-lo. Exerça a cidadania!
Não dificulte a ultrapassagem, mantenha a velocidade do seu veículo ou até mesmo reduza-a ligeiramente, facilitando para o outro veículo.
Estreitamento de pistae trechos escorregadios
Estreitamentos de pista também aumentam os riscos de acidentes. Fique atento, pois pontes estreitas ou sem acostamento, obras, desmoronamento de barreiras e presença de objetos na pista podem provocar o estreitamento da pista.
Ao perceber o estreitamento, redobre sua atenção, reduza a velocidade e a marcha.Em certas situações, somente um veículo por vez pode passar.
Neste caso, aguarde o momento oportuno, alternando a passagem com os outros veículos que vêm em sentido oposto.
A presença de água, óleo, barro, areia ou outros líquidos ou materiais na pista diminuem o atrito do pneu com o solo.
A perda de aderência pode causar derrapagens e descontrole do veículo.
Nunca deixe de observar o estado do pavimento da via e procure adequar sua velocidade a essa situação. Devem ser evitadas mudanças abruptas de velocidade e frenagens bruscas. Caso contrário, você pode perder o controle do veículo.