Em março de 2024, a indústria de caminhões registrou um aumento significativo na produção, atingindo 11,2 mil unidades, um crescimento de 10,5% em comparação com fevereiro do mesmo ano, que viu 10,2 mil unidades. Em relação março de 2024 com o mês de março de 2023 há uma queda de 8,9%.
“Muitas fábricas em janeiro e fevereiro pararam e retomaram a produção no mês de março, diz Eduardo Freitas, vice-Presidente da Anfavea. No acumulado de janeiro-março2024 foram produzidas 29,3 mil unidades contra 24,5 mil em 2023, significando um aumento de 19,7%.
Os emplacamentos em março também apresentaram números positivos, com 9,9 mil caminhões emplacados, um aumento de 18% em relação a fevereiro, que registrou 8,4 mil emplacamentos. Freitas salientou “que fevereiro de 2024 teve a mesma quantidade de dias úteis em relação a março de 2024. Portanto, esse crescimento é bastante expressivo.” A comparação entre março de 2024 e março de 2023, frisando que março de 2023 teve três dias úteis a mais, temos uma leve queda de 1,6% nos emplacamentos. No entanto, uma análise diária revela um desempenho superior em março de 2024, com uma média de 495 caminhões emplacados por dia, contra uma média menor no ano anterior.
No total dos primeiros três meses de 2024, houve 26,5 mil emplacamentos, uma queda de 7,5% em comparação com os 28,6 mil do mesmo período em 2023. Essa variação é atribuída ao efeito da introdução do Proconve P8. No primeiro trimestre do ano passado, ainda havia disponibilidade de veículos seguindo o padrão Proconve P7, o que levou a uma antecipação de compras. Já este ano, o mercado se ajusta aos produtos que atendem ao novo padrão Proconve P8.
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