Sem dúvidas, o novo extrapesado da Iveco chegou para conquistar o mercado como uma solução completa, unindo economia, tecnologia de ponta e, acima de tudo, proporcionando um conforto excepcional ao motorista, o que se traduz em maior rentabilidade para o negócio.
A Iveco, renomada fabricante de veículos comerciais, lançou recentemente seu novo modelo de caminhão, o S-Way. Nesta avaliação, mergulharemos nas características e no desempenho desse caminhão para determinar se ele atende às expectativas e necessidades tanto dos motoristas quanto das empresas de transporte.
O encontro aconteceu na renomada concessionária Mercalf, localizada na pitoresca cidade de Jundiaí, no interior de São Paulo. Fui muito bem recepcionada pela equipe altamente qualificada da Iveco, que gentilmente compartilhou comigo informações detalhadas sobre o modelo que seria avaliado.
Antes de partirmos rumo à cidade de Itu, tive o privilégio de conversar com Tiago Barbosa de Lima, engenheiro de Projeto da Iveco, e Nathan Rosa de Oliveira, especialista em conectividade, um tema de extrema relevância no cenário dos veículos extrapesados. Ambos destacaram a inovação presente no S-Way e sua adaptabilidade às estradas brasileiras.
Segundo Tiago Barbosa de Lima, o S-Way é um produto totalmente novo. Além de receber o motor Euro 6, com nova potência e torque, o caminhão ganhou uma cabine inteiramente nova e espaçosa. Além disso, a parte estrutural do caminhão foi modificada, tudo foi redesenhado para circular e suportar as estradas brasileiras, que são bem diferentes das europeias. Um destaque também são os faróis Full LED desse veículo, que proporcionam uma visibilidade maravilhosa à noite. Os faróis possuem DRL incorporado, um sistema de iluminação que se mantém aceso mesmo quando os faróis ou lanternas estão apagados e também funciona como seta.
Para tornar a conversa mais dinâmica, Nathan Rosa de Oliveira explicou que todo o sistema do S-Way, quando o assunto é conectividade, foi pensado na comodidade do motorista. A cabine é composta por serviços conectados que estão relacionados com a direção na estrada. Durante o percurso, o motorista é pontuado instantaneamente, podendo receber troféus ou ser penalizado. A ideia não é esperar que ele pare para fazer essa avaliação. Durante o percurso, ele tem um aprendizado constante e pode corrigir possíveis falhas. Além disso, há toda uma parte de conexão que liga o motorista à fábrica. Nesse caso, é possível pedir um suporte remoto direto dentro da cabine sem a necessidade de parar o veículo, por exemplo. “Sempre pensando em não deixar esse motorista sozinho”, observa Nathan Rosa de Oliveira.
Para os gestores de frota, o aplicativo Iveco On está disponível, auxiliando no monitoramento da performance dos veículos e motoristas, no planejamento das atividades diárias, na otimização de rotas e no despacho de pedidos. Esse aplicativo amplia as capacidades de administração da frota, fornecendo informações valiosas sobre os dias de trabalho, geolocalização dos motoristas e conselhos trimestrais do TCO Advisor, com o objetivo de reduzir o consumo de combustível e maximizar o desempenho dos caminhões. É a tecnologia trabalhando a favor dos transportadores, comenta o especialista e responsável pela conectividade da Iveco.
Na estrada
O novo S-Way, produzido em Sete Lagoas (MG), que avaliamos, é o modelo de 480cv (6x2), lastreado com 43 toneladas e acoplado a um semirreboque Vanderleia de três eixos espaçados. Logo à primeira vista, o seu design chamou a minha atenção por ser bastante atraente e moderno. Com linhas aerodinâmicas e uma aparência imponente, o caminhão transmite uma sensação de robustez e sofisticação. Gostei!
No comando da direção estava o experiente Eco Drive da Iveco, Otacir Mendes. Ao adentrar a cabine, fiquei verdadeiramente impressionada. Não pude deixar de comentar: "Que espaçosa é esta cabine!" E prontamente, Otacir me explicou:
"De fato, o interior do Iveco S-Way foi projetado levando em consideração o conforto e a ergonomia. O espaço interno é amplo e muito bem organizado, com assentos ajustáveis, bancos com sistema pneumáticos e revestidos com materiais de qualidade.”
Para se ter uma ideia, o modelo avaliado tinha uma ótima geladeira e ampla cama, itens ideais para o bem-estar do motorista. O painel de instrumentos é intuitivo e de fácil leitura, fornecendo ao motorista todas as informações necessárias para uma condução eficiente. O formato da cabine também proporciona boa visibilidade.
Durante o percurso de 101 quilômetros, que incluiu trechos na rodovia SP 300, pude observar outro aspecto interessante: o isolamento da cabine, que reduz significativamente o ruído do motor, proporcionando uma experiência mais tranquila ao motorista . Isso permitiu que as conversas fluíssem sem interferências, mesmo ao enfrentar curvas, retas e uma pequena serra de aproximadamente 6 quilômetros.
Em relação ao sistema de freio, destaco a nova estratégia de funcionamento do freio motor do FPT Cursor 13 Common Rail e-VGT, dividido em quatro estágios. Essa característica não apenas oferece uma frenagem mais segura, como também economiza o freio convencional em trechos de serra e antes de parar nos pedágios.
Ao ser feita uma manobra de ultrapassagem, pude observar a eficiência do motor FTP Cursor 13 Euro 6, que utiliza um sistema de injeção eletrônico chamado Common Rail. Esse sistema separa a geração de pressão e a injeção de combustível, resultando em alta pressão disponível para todos os injetores por meio de um tubo distribuidor comum. Além disso, o turbocompressor eletrônico e-VGT, composto por seis cilindros, oferece potência e torque em baixas rotações do motor, com controle preciso do fluxo dos gases. Essa combinação resulta em maior eficiência, produtividade e economia de combustível durante as aplicações pesadas.
O S-Way também se destaca pela transmissão ZF Traxon de 12 velocidades, que apresenta 18 novas funções de calibração para o modo de condução. Dentre elas, destaco a EcoRoll, que permite uma maior rolagem do veículo ao assumir a condição Neutro, a PreVision, que escolhe a marcha mais eficiente com base na topografia fornecida pelo GPS, e o Rocking Mode, um auxiliar de partidas em condições severas.
A perfeita calibração do motor em conjunto com a transmissão resultou em uma redução de até 15% no consumo de combustível em comparação com a geração anterior de caminhões pesados da Iveco, representando um grande avanço no TCO (Total Cost of Ownership) para os clientes, segundo a Iveco.
Antes de encerrar esta avaliação, é importante ressaltar as tecnologias de segurança incorporadas no S-Way. O conjunto inclui o Leitor de faixa (LDWS), que alerta o motorista em caso de mudança inadvertida de faixa, o Controle de cruzeiro automático adaptativo(ACC), o Sistema de freio emergencial autônomo (AEBS), o assistente de partida em rampa Hill Holder e o Controle de tração e estabilidade (ATC, ASR e ESC), entre outros.
Com todas essas características e inovações, o Iveco S-Way se estabelece como o novo padrão em caminhões extrapesados. Sua combinação de desempenho, conectividade, conforto e segurança o tornam uma escolha promissora tanto para os motoristas quanto para as empresas de transporte.
Ao final dessa avaliação, fica evidente que a Iveco investiu em tecnologia e design para oferecer um caminhão que atenda às expectativas do mercado brasileiro. Com o S-Way, a fabricante reforça seu compromisso em fornecer soluções de transporte eficientes, confiáveis e de qualidade, impulsionando o setor de veículos comerciais a novos patamares.
O novo S-Way é muito mais do que um caminhão, é uma verdadeira ferramenta de trabalho que visa aumentar a produtividade, a segurança e o conforto dos profissionais da estrada. Com certeza, esse modelo deixará uma marca significativa no segmento de transporte comercial.
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Fotos: Divulgação
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