A revista Caminhoneiro esteve conferindo os quatro Arocs 8x4, comercializados pelo concessionário Vitória Diesel, em ação na mina de Cattegran Granitos do Brasil, empresa capixaba que produz com exclusividade o granito Branco Siena, um dos mais utilizados em projetos industriais e residenciais no País.
A mineradora fica na cidade de Governador Lindenberg, no Norte do Espírito Santo, região onde predominam muitas mineradoras na extração de pedras ornamentais. Na sua apresentação Roberto Leoncini, vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, disse que o Arocs nasceu com a capacidade de enfrentar os terrenos mais acidentados e ser valente nas severas operações off-road da mineração, construção pesada e grandes obras de infraestrutura.
Em um bate-papo, antes de desbravarmos a mineradora, conversei com dois motoristas que estão operando os novos caminhões. Leandro Figueiredo Alves, mais de 10 anos é motorista profissional e trabalha nesta mina há quatro meses. “Para mim, é uma ótima experiência, muito bom é esse veículo. O terreno aqui é inclinado, estrada de chão batido e exige muita atenção do motorista. Fico de olho no painel do veículo porque ele mostra tudo o que preciso para operar com total conforto e segurança”.
Os motoristas Leandro Alves e Marciano dos Santos aprovam com louvor o Arocs
Outro motorista da Cattegran Granitos, é Marciano Cardoso dos Santos, há um ano atua como motorista profissional e está na mineradora há dois meses. “É uma imensa satisfação dirigir o Arocs. O caminhão é ótimo, mas tenho que falar também o suporte de treinamento que recebi para aproveitar todos os recursos tecnológico do Arocs. Quando dirijo sinto uma segurança enorme. Facilita muito o meu trabalho e o motorista quando chega no final do dia não se sente cansado”.
Depois dessa conversa gostosa chegou o grande momento: conferir se o Arocs realmente entrega o que promete. Antes de partimos dei uma analisada no seu visual externo. O aspecto valente e robustez estão presentes em todos os seus detalhes. O para-choque e os faróis foram desenvolvidos para evitar danos e reduzir os custos de reparação. Entre as características externas da cabina incluem-se: espelho frontal, espelho de rampa, degrau móvel no sentido longitudinal e transversal, para-choque tripartido (facilidade no reparo e baixo custo de manutenção), tomada de ar tipo ciclone com alta taxa de pré-separação de poeira, escapamento horizontal, saída dos gases de escape pela lateral e talas de fixação da báscula no chassi.
Logo de cara, adorei o acesso à cabine. O acesso à cabine é excelente, facilitando muito minha entrada já que tenho baixa estatura. Dentro da cabine, encontrei com o motorista Leandro que iria fazer a demonstração para mim. Ele comentou: “a cabina do Arocs oferece muito espaço interno e conforto para nós. Muito importante para o profissional que trabalha na mineração. Aqui, as tarefas não são fáceis e exigem muito do equipamento e da gente”. Foi fácil de entender essa declaração do motorista Leandro, afinal o off-road oferece a robustez necessária para serviços pesados: dentro da boleia são 2,2 metros de largura, 1,6 metro de altura em frente aos bancos e túnel baixo de 170 mm.
A cabina foi desenvolvida com o conceito de célula de sobrevivência e atende à norma ECE-R29. Ou seja, mais segurança para o motorista. São muitos os destaques internos da cabina: painel envolvente, volante multifuncional, piloto automático, chave com controle remoto, display do painel com tela de 10,4 centímetros, ar condicionado de série (digital opcional), alavanca de marcha na coluna de direção e banco do motorista pneumático com cinto de segurança integrado.
Foi dada a partida
No trajeto da mina Cattegran Granitos do Brasil, o Arocs deixa evidente o potente trem de força, robusto e resistente. O motor Mercedes-Benz OM 460 LA de 13 litros oferece uma potência de 510 cv a 1.800 rpm, com torque de 2.400 Nm a 1.100 rpm. Ele trabalha em conjunto com o câmbio totalmente automatizado Mercedes PowerShift G340 de 12 marchas, sem pedal de embreagem, o OM 460 LA. “Olha que mesmo em terreno severo, o Arocs trabalha suave” disse o motorista experiente em dirigir em minas.
Chegando no ponto de carregamento das pedras, a caçamba foi abastecida e logo começamos o processo de subida. “Com esse câmbio automatizado é muito tranquilo para o motorista. Além do mais perceba como esse veículo é seguro”, disse Leandro. Quando o assunto é segurança, sobretudo, em veículo que operam em mineradoras a Mercedes-Benz não brinca em serviço. O Arocs vem equipado com freio a tambor nos eixos dianteiro e traseiro. Essa solução se destaca pela alta segurança de direção graças a ótimos valores de desaceleração em todas as condições operacionais. A frenagem é precisa, com progressividade controlável devido à integração com o freio eletrônico. O sistema de freio eletrônico do Arocs conta com ABS e ASR. Isso traz maior segurança de direção graças à distância de frenagem otimizada em comparação com os sistemas de freios convencionais. A função Hill Holder integrada facilita a movimentação em aclives.
Com segurança ele enfrenta topografias exigentes e rotas desafiadoras
O extrapesado Arocs 8x4 foi projetado para situações extremas da operação
Satisfeita com a demonstração, chegou o momento de conversar com Renan Catelan Filho, CEO da Cattegran. Para se ter uma ideia, a produção média da Cattegran é de aproximadamente 40.000 metros cúbicos de granito por ano, que são transformados em blocos e comercializados para indústrias de todo o Brasil, principalmente do Espírito Santo. A capacidade da empresa é de produção de 400 blocos por mês, que variam de 5 a 12 metros cúbicos de tamanho.
Velocidade operacional saltou de 4 para 9 km/h nas movimentações
Fácil de ser manobrado, o off-road da Mercedes-Benz dá visibilidade de todo terreno
Perguntei
De imediato perguntei ao CEO da Cattegran. O que fez optar pela aquisição do Arocs? A resposta foi rápida: “Nós confiamos na marca e já trabalhamos com o concessionário Vitória Diesel. Após os primeiros meses de operação, já chegamos até 15% de redução no consumo de combustível, em comparação com o Actros 8x4, que trocamos nessa renovação de frota. Isso nos surpreendeu positivamente, assim como também a velocidade operacional que alcançamos com o Arocs, que saltou de 4 para 9 km/h”, diz Renan Catelan Filho.
Ele explicou que é fundamental ter o Arocs compondo a frota da Cattegran que possui 25 caminhões dos quais 17 são Mercedes-Benz incluindo Actros rodoviários e Axor 4144 6×4.
Hora da entrega dos quatro Arocs que agora compõem a frota da mineradora
O CEO da Cattegran continua: “Estou satisfeito também com o treinamento dos motoristas e o suporte da área de Serviço da Mercedes-Benz. Com a chegada do Arocs, estamos iniciando uma nova jornada com a Mercedes-Benz e a Vitória Diesel, com expectativa de muito sucesso. Temos relacionamento e amizade com os parceiros do concessionário. Ligou, eles nos atendem rapidamente, dando atenção para nossas necessidades. Aliás, estamos finalizando a construção de uma base de serviços de manutenção dentro da nossa mina de Governador Lindenberg e a Vitória Diesel terá uma estrutura própria nessa área para nos dar apoio total e rápido de peças e serviços. Outro fator diferenciado é a disponibilização de uma cesta de peças do Arocs, o que facilita muito a assistência técnica do caminhão. Por tudo isso, o Arocs é o melhor custo/benefício do mercado dentro da nossa realidade, bem distante dos seus concorrentes”, comentou Renan Catelan Filho salientando que deseja ir além e adquirir mais seis Arocs até o final de 2023.
Para Silvio Renan, diretor de Peças e Serviços ao Cliente da Mercedes-Benz do Brasil, o objetivo é que os clientes alcancem mais disponibilidade com seus caminhões, mais produtividade e mais rentabilidade. Onde quer que eles precisem, nós, da fábrica e da rede de concessionários, estaremos ao seu lado para levar todo apoio e assistência técnica, mesmo nas condições severas off-road.
Segundo Jefferson Ferrarez, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil, desde o lançamento do Arocs, em outubro de 2021, mais de 200 unidades foram licenciadas no País para diferentes clientes como, Cattegran, Fagundes, G3, RD Mineração e Construção e SCL entre outras. A estimativa é de que sejam licenciadas, até o final do ano, entre 1.000 e 1.200 unidades para esse segmento.
Resumo dos dados técnicos do Arocs 8x4
Motor |
OM 460 LA |
Potência |
510 cv @ 1.800 rpm |
Torque |
2.400 Nm @ 1.100 rom |
Câmbio automatizado |
PowerShift G340 de 12 marchas |
Embreagem |
Bidisco de 440 mm |
Distância entreeixos (1º e 3º eixos) |
4.550 mm |
Distância entre os eixos dianteiros |
2.000 mm |
Distância entre os eixos traseiros |
1.450 mm |
Balanço traseiro |
800 mm |
Comprimento total |
8.217 mm |
Altura (descarregado) |
3.700 mm |
Largura |
2.508 mm |
Raio de giro |
10,75 m |
Círculo de viragem (parede a parede) |
21,30 m |
Fotos: divulgação
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