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Avaliação: Novo DAF CF sobe a régua do segmento de semipesados

Por Equipe RC em 28/01/2022 às 09:51
Avaliação: Novo DAF CF sobe a régua do segmento de semipesados

A DAF Caminhões apresentou o CF com motorização 7 litros e estreia no segmento de caminhões semipesados, subindo a régua da categoria. Confira também as nossas primeiras impressões.

O segmento de semipesados ficou ainda mais disputado com a chegada do Novo DAF CF. Ele veio para atender, principalmente, o setor de distribuição, transportadores autônomos e pequenos produtores. Os veículos são fabricados na planta da marca em Ponta Grossa (PR) e chegam às concessionárias a partir de fevereiro. A montadora ainda não revelou o preço do caminhão, mas a marca já está recebendo encomendas.

A DAF promete padrão superior de conforto em relação à concorrência e baixo consumo de combustível. Com três configurações de cabine, a marca aponta que uma delas é a mais espaçosa da categoria, com 2,23m de altura, 2,10m de comprimento e leito. Em chassi rígido, está disponível nas versões 6x2 (com Peso Bruto Total, PBT, de 23 toneladas) e 8x2 (com PBT de 29 toneladas).

Chassi forte e robusto, ideal para atender o setor de distribuição

Durante a sua apresentação, Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Caminhões Brasil, enfatizou que “este é mais um caminhão projetado com a excelência da DAF Caminhões Brasil. Estamos oferecendo um salto significativo de qualidade no segmento. O novo CF elevou o conceito de conforto da categoria, oferecendo segurança e design com foco nos motoristas. Além disso, é um caminhão multifuncional, com manutenção fácil e acessível, equipado de série com diversos recursos importantes, que atendem às necessidades específicas de cada cliente, garantindo um ótimo custo-benefício. Estamos muito felizes em apresentar o novo CF”.

Luis Gambim, diretor Comercial

  • Motor

O novo Motor Paccar GR-7, desenvolvido especialmente para este modelo, possui 6,7 litros, com seis cilindros, e está disponível em duas versões: com 280cv de potência e 950Nm de torque, e 300cv e torque de 1.000Nm. A curva de torque é plana durante toda a faixa verde do mostrador no painel de instrumentos.  O propulsor é equipado com sistema de injeção Common Rail, que contribui para um consumo mais eficiente de combustível, redução de ruídos e menor emissão de gases poluentes. O modelo utiliza o sistema de freio motor do tipo Borboleta, com 224cv de potência.

  • Transmissão

O CF conta com a opção de transmissão automatizada ZF AS-Tronic, de 12 velocidades, desenhada para trabalhar em baixas rotações e capaz de oferecer relações mais longas. Com isso, é possível atingir maior conforto ao dirigir, padronização da condução, redução do tempo de manutenção e aumento da segurança.

  • Tanque

Tem capacidade para 650 litros de diesel, e o tanque Arla 32, de 42 litros - que contribui para reduzir as emissões de gases poluentes - são confeccionados em plástico de alta resistência, o que auxilia na redução de peso do veículo. O caminhão possui de série a medida de pneu 275/80 R22,5 e, como opcional, o pneu 295/80 R22,5.

Bem posicionados, os tanques do Arla e do combustível facilitam abastecimento

  • Espaço

O caminhão é comercializado com três opções de cabine: Day, Sleeper e Space (a mais espaçosa da categoria). A cabine Day é uma novidade na linha DAF e exclusiva para a configuração 6x2. É uma sugestão para uso diurno, com 1,60m de altura interna, e não dispõe de leito. A cabine Sleeper possui a mesma altura, mas vem com cama de 2,23m nas versões 6x2 e 8x2. Já a cabine Space, a maior da categoria, tem 2,23m de altura e 2,10m de comprimento e possui leito beliche com escada para acessar a cama superior. As cabines que possuem leito dispõem de colchões de alta qualidade, para um descanso de qualidade do motorista, e camas com medidas de 2045 x 680mm.

O caminhão conta com novos eixos trativos Meritor MS-155 20T, com relação de diferencial de 3,73:1 ou 4,10:1, com design simples e robusto, que auxilia na redução do consumo de combustível e no baixo custo operacional, devido ao menor índice de manutenção. O novo CF possui, também, eixo de apoio Suspensys, com suspensor pneumático e eixos direcionais DAF modelo 133N, tipo viga de aço forjado, ideal para o segmento, assim como mantém o segundo eixo direcional na versão 8x2

Com relação à inteligência embarcada, o DAF CF conta com o Assistente de Performance do Condutor. O sistema, de série, mostra se o veículo está sendo conduzido de maneira eficiente em tempo real. Assim, indica melhorias para diminuir o consumo de combustível. A performance é apresentada no painel de instrumentos de desenho moderno, bem como intuitivo e de fácil acesso pelos comandos do volante.

Entre os opcionais temos: quebra sol verde translúcido com acabamento prateado; buzina pneumática de teto; faróis em Led; faróis auxiliares com função cornering; aviso sonoro de marcha à ré; espelho de aproximação frontal; climatizador de teto; suporte fixo para estepe; airbag; rodas de alumínio; e ar-condicionado com função Auto.

O conforto e a ergonomia estão em toda parte da cabine

  • Primeiras impressões

Volante com ajuste de altura e profundidade

Estacionado na pista de teste, dentro da fábrica da DAF, em Ponta Grossa, PR, o novo CF, estava equipado com o motor Paccar GR-7 de 300cv. Logo, o imponente DAF chamou a minha atenção devido ao seu bonito design exterior. Olhando de longe, observei que ele tem um conjunto mais robusto na composição da carroceira. O acesso à cabine é muito fácil. Dentro dela notei que foi pensada para uma viagem confortável e uma estadia cômoda. Se sentir sede a noite, tem água gelada na geladeira portátil, de 33 litros (opcional). Se não quiser dormir à luz do luar, é só fechar a cortina blackout das janelas, também conhecida como corta-luz. Capaz de impedir luminosidade até mesmo durante o dia. Afinal, há muitos caminhoneiros que viajam à noite e dormem de dia. O caminhão tem acabamento superior e prioriza o conforto e a ergonomia do motorista, com impactos diretos na segurança. As opções de bancos disponíveis, para motorista e passageiro, são outros destaques. Elas incluem regulagem de encosto, amortecedor pneumático com ajuste manual e até oito tipos de regulagens, como apoio lombar, coluna e apoio para o braço.

O painel de instrumentos foi projetado para ser bonito e facilitar a visibilidade. Ele oferece dados completos para aumentar o conforto do motorista. O  CF é muito tranquilo de ser conduzido, sobretudo, porque tem um trem de força competente. Além do mais a transmissão é a ZF AS Tronic de 12 velocidades, de acionamento automatizado e oferecida como item de série. Ela minimiza as diferenças de condução entre os motoristas. O câmbio inteligente auxilia na operação do caminhão com economia e conforto, sem exigir um alto nível de capacitação e experiência de condução. Outros pontos altos são a sua versatilidade na hora de fazer as manobras e o motor que responde muito bem quando solicitado. Enfim, o  DAF CF veio para revolucionar o segmento dos semipesados.

Fotos: divulgação

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