A MERCEDES-BENZ APOSTA NO SEGMENTO FORA-DE-ESTRADA E LANÇA A SEGUNDA GERAÇÃO DO CÂMBIO AUTOMATIZADO POWERSHIFT, DEDICADO AOS SETORES QUE PROMETEM REAÇÃO EM 2017.
Sempre atenta a todos os segmentos, a Mercedes-Benz está dando total atenção ao setor fora-de-estrada que promete uma ligeira melhora em 2017. Segundo Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing da Mercedes-Benz, esse segmento tem boas expectativas. Para se ter uma ideia, até setembro deste ano, este mercado demandou a venda total de 1,6 mil unidades da marca no Brasil, das quais pouco mais de 1 mil para os setores canavieiro e madeireiro.
Esse volume garante à montadora, a liderança nesse segmento, com 49,2% de participação, 10 pontos percentuais a mais em relação a 2015. “Neste final de ano já começamos a registrar cerca de 10% a mais de consultas dos clientes nesse segmento”, diz Carvalho, lembrando que existe uma demanda muito reprimida. No setor de agronegócio, nota-se uma reação no setor canavieiro, existindo expectativa de crescimento da ordem de 2,9% da safra de grãos 2016/2017. “O setor madeireiro também demonstra uma movimentação, enquanto há melhora no índice de expectativa para novos empreendimentos nos próximos seis meses na construção civil”, comenta Carvalho.
O Mercedes PowerShift, exclusivo câmbio totalmente automatizado, sem pedal de embreagem, já provou no mercado sua eficiência e desempenho nos caminhões extrapesados Axor rodoviários. Com base nisso, a Mercedes-Benz disponibiliza essa tecnologia também para o Axor fora-de-estrada, que recebe ainda o sensor de inclinação.
Essa novidade amplia o nível de conforto oferecido pelos caminhões Axor aos motoristas, que passam a desfrutar de mais praticidade e facilidade. Consequentemente, isso traz ainda mais produtividade para o condutor do veículo, com menos cansaço e estresse ao final da jornada. Ou seja, o motorista trabalha com mais comodidade e com maior satisfação.
“O grande diferencial do Mercedes PowerShift é que este câmbio automatizado recebeu desenvolvimento específico para a aplicação fora-de-estrada”, diz Ari de Carvalho, diretor de Vendas e Marketing Caminhões da Mercedes-Benz do Brasil. “Aliás, a Mercedes-Benz é a única fabricante a fazer essa adequação, visando o melhor desempenho e durabilidade de acordo com as características das operações fora-de-estrada. Isso proporciona confiabilidade ao cliente”.
Os caminhões Axor receberam desenvolvimento específico para as severas operações, caracterizadas por locais sem pavimentação, pistas de terra e cascalho e topografia irregular, como nas atividades canavieira, madeireira, mineração e grandes obras de infraestrutura e construção civil.
“O Axor já nasceu com DNA de um legítimo fora-des-estrada”, afirma Ari. “Assegura força, elevada capacidade de carga, resistência e durabilidade. Isso se deve ao trem de força Mercedes-Benz, eixos traseiros e chassi robusto, além de elementos, como protetor de cárter, estribos flexíveis e filtro de ar posicionado na lateral superior direita da cabina, que proporciona proteção contra avarias e eventuais quebras do filtro causados por impactos com terreno acidentado, comuns nas operações fora-de-estrada”.
Com foco no bem-estar de quem conduz o caminhão, a Mercedes-Benz também lança uma nova geração de bancos do motorista, assim como do passageiro. Esta novidade faz sua estreia nos caminhões Axor fora-de-estrada, assegurando um padrão ainda mais elevado de conforto. Isso se traduz em maior produtividade e também em mais segurança para o dia a dia de trabalho.
Essas novidades dos caminhões Mercedes-Benz decorrem da evolução do conceito Econfort, filosofia de desenvolvimento que trouxe novo padrão de economia, conforto, força e desempenho para o transporte de carga.
DETALHES
O exclusivo Mercedes PowerShift, câmbio mecânico com acionamento totalmente automatizado e sensor de inclinação, sem pedal de embreagem, pode ser operado no modo automático ou manual, dependendo da preferência do motorista.
A manopla do PowerShift está localizada num console rebatível junto ao apoio de braço do banco do motorista. Realiza os engates de forma rápida e suave, aumentando significativamente o conforto para o motorista.
Esse câmbio contribui para a redução no consumo de combustível graças às trocas de marchas mais precisas. Além disso, tem potencial de diminuição de diferenças de consumo médio existentes entre motoristas da mesma frota, melhorando o resultado geral da empresa de transporte, com menor custo operacional e mais rentabilidade para os clientes.
O Mercedes PowerShift conta com três funções inteligentes que agregam mais desempenho, economia e conforto: EcoRoll, Manobra e a exclusiva tecla Power Mode Off-Road para aplicações fora-de-estrada, que aumenta ainda mais a força do Axor em situações extremas.
Ao ligar o motor do caminhão, automaticamente o “Power Mode Off-Road” é acionado. Com isso, o motorista passa a ter maior controle da troca de marcha pela posição do pedal do acelerador, o que traz mais torque e força para puxar a carga, evitando assim a troca desnecessária de marchas.
A função “Power Mode Off-Road” pode ser desabilitada quando o veículo está na rodovia, bastando apertar a tecla “Power/ OFF” no painel. Assim, entra em operação o “EcoRoll”, que coloca a transmissão do veículo em neutro quando não há demanda de torque. Isso ocorre de forma segura e controlada, sem a intervenção do motorista, auxiliando na redução do consumo de combustível.
CANAVIEIRA
O Axor enfrenta muitos desafios na operação canavieira, uma típica atividade fora-de-estrada. Entre eles, a alta capacidade de carga (no caso do Axor 3344, até 74 toneladas de PBTC na versão treminhão, com 123 toneladas de CMT), inclinação das vias, aclives acentuados, irregularidades do solo que causam torções no caminhão e nos semirreboques e outros impactos. “Isso exige muito do trem de força”, afirma Ari de Carvalho. “É aí que o Axor ganha mais vantagens no mercado. Todos os elementos do seu trem de força são produzidos pela própria Mercedes-Benz. Como resultado, o conjunto é eficiente e equilibrado, destacando-se pela força, robustez e durabilidade”.
Outra exigência imposta ao Axor nessa operação é o caminhão parar em rampa e sair normalmente, sem voltar para trás e nem colocar em risco a segurança do motorista, do veículo e da carga. Nessa situação, o Axor sobe, para e retoma a marcha normalmente e com toda segurança, assegurando confiabilidade para o motorista por sua força e desempenho excelente.
Como o Mercedes PowerShift faz a troca de marchas no momento certo, o câmbio se adianta ao motorista e evita uma eventual operação irregular. Com isso, garante a produtividade do motorista e preserva o veículo.
“Essa tecnologia da Mercedes-Benz reduz a fadiga e o estresse do motorista e aumenta sua confiança no caminhão com câmbio automatizado”, diz Ari. “Ele sabe que o Axor não o deixará na mão e que pode confiar no veículo”.
BANCOS
A Mercedes-Benz está introduzindo em seu portfólio uma nova geração de bancos, tanto para o motorista, quanto para o passageiro, e que trazem diversas regulagens para melhor adequação às necessidades dos clientes.
Com os novos bancos, o conforto e a segurança estão em primeiro lugar. Mais bonitos e com acabamento lavável, eles se destacam pelas múltiplas regulagens, cintos de segurança integrados, disponibilidade de suspensão pneumática e vinil, com aparência de couro, nas versões Standard e Conforto, para caminhões Axor fora-de-estrada.
Com design diferenciado, os novos bancos se caracterizam pelo encosto com perfil mais envolvente, que remete à imagem de um arrojado banco de automóvel. Os assentos tiveram sua espessura de espuma aumentada em 10 mm em relação à versão anterior. O novo acabamento em vinil está mais suave ao toque, muito mais macio, aumentando a sensação de conforto, além de facilitar a limpeza, vantagem especialmente importante para um veículo fora-de-estrada.
Os novos bancos atendem às solicitações de clientes captadas em visitas a transportadoras, demonstrações, test-drive, clínicas e pesquisas. “Com essa nova linha de bancos, atendemos aos mais exigentes padrões de conforto e segurança”, afirma Ari de Carvalho. “Isso irá nos ajudar a alavancar novos negócios e melhorar ainda mais a nossa participação no mercado de caminhões fora-de-estrada, em que somos líderes destacados, como em todos os segmentos do transporte de carga no País”.
Texto: Graziela Potenza l Fotos: divulgação