20 de Setembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Banco Mercedes-Benz apresenta glossário com os principais termos do mercado financeiro

Por Equipe RC em 19/01/2023 às 10:21
Banco Mercedes-Benz apresenta glossário com os principais termos do mercado financeiro

Parcela balão, tarifa de cadastro, tabela Price, Operação de Repasse e outros. Muitos compradores de veículos por vezes se deparam com termos específicos no momento de adquirir ou financiar um veículo de passeio ou comercial. Não é para menos: existem no meio financeiro diversos verbetes que podem confundir o consumidor no momento de fechar um negócio. E para ajudar a traduzir as expressões desse universo financeiro, o Banco Mercedes-Benz apresenta um glossário de terminologias para esclarecer as dúvidas mais recorrentes do mercado. 

O material destaca 32 termos no total. “O objetivo é destacar o significado de alguns dos termos mais comuns quando se trata de financiamento de veículos. Um glossário para familiarizar os interessados no assunto”, explica Marcello Larussa, diretor comercial do Banco Mercedes-Benz.

Para ter acesso ao material, basta acessar na aba “Banco Mercedes-Benz” a opção “Glossário de Termos do Mercado Financeiro”, no site do Banco Mercedes-Benz.

Abaixo, uma lista para facilitar o embasamento da literatura da área.

Instituição Financeira – é a entidade responsável pela concessão de crédito. É ela quem elabora e disponibiliza os produtos e serviços financeiros. É remunerada ao cobrar juros pelo financiamento.

No Brasil, todas as instituições financeiras são reguladas e fiscalizadas pelo Banco Central.

Concessionária – é o estabelecimento habilitado para comercializar os veículos da marca e prestar serviços de pós-venda aos clientes.

Na condição de correspondente bancário, a concessionária pode ofertar as soluções desenvolvidas pela instituição financeira.

Correspondente bancário – é um estabelecimento ou pessoa jurídica que pode atender os clientes em nome de um banco, oferecendo alguns serviços bancários específicos e  eventualmente ganhando comissões por isso. Neste caso, uma concessionária é um correspondente bancário.

Estrutura de um financiamento

Operação de crédito – é um contrato realizado entre duas partes, um denominado tomador ou devedor (pessoa física ou pessoa jurídica), e um credor que celebram uma transação na qual o credor coloca à disposição do tomador ou devedor um montante de recursos financeiros, que deverá ser devolvido em um prazo determinado acrescido de um rendimento denominado juros.

Valor financiado – é a quantia liberada pela instituição financeira para viabilizar a aquisição dos bens ou serviços objetos da negociação. Esse valor é pago pelo cliente em prestações ao longo do período contratual.

Entrada – é uma parte do valor da negociação a ser paga à vista pelo cliente. É a diferença do valor total da negociação e do valor liberado a ser financiado pela instituição.

Carência – período previamente estabelecido, após a contratação do financiamento, livre de parcelas. Em certos casos, apenas encargos de juros podem ser pagos.

Juros – é a remuneração da instituição financeira em decorrência do empréstimo do dinheiro, calculado com base no período de financiamento.

Amortização – é uma fração da dívida paga mensalmente, reduzindo o saldo devedor do cliente.

Parcela Balão – é uma parcela irregular no fluxo do financiamento que serve para ajustar o fluxo de caixa do cliente, definida no ato da contratação.

IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) – é um imposto federal que incide sobre operações de crédito. Pode ser incorporado ao saldo devedor do financiamento.

Tarifa de Cadastro (TC) – é um valor cobrado pelas instituições para cobrir os custos relativos ao processamento da operação de crédito.

CET (Custo Efetivo Total) – é a somatória de todos os encargos e despesas atrelados ao financiamento, composta por juros, tributos, tarifas. 

Taxa pré-fixada – é a taxa de juros no formato pré-fixado, ou seja, é definida no ato da contratação. Não varia ao longo do prazo de financiamento.

Taxa pós-fixada – é taxa de juros no formato pós-fixado, não é definida no ato do contrato. Está atrelada a algum indicador, como por exemplo a SELIC, oscilando conforme as variações desse indexador.

Indexador – é um índice que serve como referência para um reajuste contratual.

Tabela Price – sistema de amortização crescente, com juros decrescentes e, consequentemente, parcelas regulares.

Valor Residual Garantido – é o valor a ser pago pela opção de compra do bem, na modalidade de arrendamento mercantil financeiro.

Sistema SAC de amortização – Sistema de amortização constante, com juros decrescentes e, consequentemente, parcelas decrescentes.

Operação de Repasse – é a modalidade usada em linhas de crédito indiretas. Quando a instituição financeira repassa as mesmas condições de crédito, de outra entidade, a terceiros, sendo remunerada por isso.

Foto: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..