Foi realizado no dia 21, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF), um evento por conta da assinatura do decreto do Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura (REIDI) para o biometano e do lançamento do Programa de Redução de Metano. A ação foi promovida pelo Governo Federal, por meio dos ministérios de Minas e Energia e do Meio Ambiente, teve o apoio da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás) e a participação da Iveco, que demonstrou, na primeira aparição pública, seu caminhão pesado Hi-Way movido a biometano e gás natural.
Estiveram presentes o Presidente da República, Jair Bolsonaro, ministros, autoridades, parlamentares, representantes da cadeia do setor de Biogás e Biometano e representantes da Iveco, como Eduardo Freitas, diretor de Relações Institucionais para a América Latina.
Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina, afirma que a montadora caminha a passos largos para se tornar uma marca com um portfólio ainda mais verde e que acredita que o biometano se tornará uma opção de combustível cada vez mais viável aos transportadores, dado o grande potencial de produção desse tipo de gás no Brasil, se tornando uma relevante opção para o transporte brasileiro no futuro. “Na Europa, somos líderes nesse segmento e, agora, chegou a vez de implementarmos essa tecnologia da Iveco, que é referência global, também no Brasil”, completa Querichelli.
Autoridades do poder público e representantes da Iveco
Na América Latina, a marca já comercializou mais de mil veículos movidos a gás. Destaque para duas negociações:
Bernardo Brandão, diretor de Marketing e Portfólio de Produtos da Iveco para a América Latina, destaca que na Argentina a IVECO já possui um amplo portfólio de produtos movido a gás natural e biometano, e foi a primeira marca a ter o certificado de homologação para fabricar caminhões movidos a gás, tendo hoje a produção local do Tector CNG na planta de Córdoba. “No Brasil, iniciaremos no segundo trimestre a operação assistida em clientes-chave para consolidarmos o desenvolvimento do nosso produto movido a biometano e gás natural, criado especificamente para atender as principais missões de transporte de cargas realizadas no país. Esse é um importante passo para o nosso programa Brasil Natural Power, que conta com diversos parceiros estratégicos para, juntos, desenvolvermos o gás natural e, principalmente, o biometano como um combustível operacionalmente competitivo para o transportador.”
Fotos: Bruno Spada
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