A JAC no Brasil também está apostando no segmento dos caminhões elétricos que mostram mais uma alternativa sustentável para o mercado brasileiro. Na Alemanha, por exemplo, os caminhões elétricos já são usados para fazer entregas urbanas. No Brasil, a Volkswagen Caminhões e Ônibus também já domina muito bem essa tecnologia e já vem investindo nesse filão, oferecendo o VW E-Delivery.
No caso da JAC está disponibiliza o iEV1200T. “Já foram vendidas mais de 100 unidades do iEV1200T desde abril. As primeiras serão entregues neste mês e até o final do ano, mais de 50 unidades. O saldo será completado em janeiro e fevereiro de 2021. Até agora, várias empresas interessaram-se em comprar o iEV1200T em pequenos lotes iniciais, prevendo, após alguns meses de utilização, aquisições de volumes bem maiores. Tenho grande expectativa pelo iEV1200T. Recebemos dezenas de consultas de frotistas e empresas, que querem de qualquer modo reduzir a emissão de CO2 e outros poluentes de suas frotas”, diz Sergio Habib, presidente do Grupo SHC e da JAC Motors Brasil.
Uma dessas empresas foi a PepsiCo Foods, uma das maiores empresas de alimentos e bebidas do mundo. A respeito do JAC iEV1200T, o diretor sênior de Supply Chain da PepsiCo Brasil, Eduardo Sacchi, disse: “Fomos uma das primeiras do setor a testar veículos elétricos, o que demonstra nossa preocupação em liderar a transição para uma alternativa de transporte cada vez mais sustentável. Em março deste ano, incluímos esses modelos elétricos em nossa frota – para a distribuição dos produtos de nossa divisão de salgadinhos a comércios de pequeno e médio portes”.
Dotado de uma unidade motriz com 177 cv e 1.200 Nm (122,4 kgfm) de torque, o JAC iEV1200T possui 97 kWh de capacidade máxima de carga das baterias. Criado para ser um novo paradigma de “zero emissão de poluentes” na China, o modelo oferece uma autonomia de 200 km, de acordo com a norma europeia NEDC. Com 2 ton de carga, a autonomia em uso urbano salta para 250 km (ECO acionado). Já 4 ton de carga, a autonomia é de 180 km.
Equipado com sistema de ação regenerativa chamado i-Pedal, o sistema de propulsão do JAC iEV1200T aproveita as desacelerações e recarrega as baterias – o motor deixa de consumir energia e se torna momentaneamente um “gerador”. Resultado: se o motorista for cuidadoso nas acelerações e não usar o ar-condicionado, o iEV1200T entregará uma autonomia superior aos 200 km.
Rodando nessas circunstâncias, ele vai propiciar uma impensável economia no custo por km rodado. Como o preço médio do kWh é de R$ 0,55 nos mais diversos Estados brasileiros, o iEV1200T vai exigir o módico investimento de R$ 53,24 para rodar... 200 km! Essa razão de R$ 0,26 (vinte e seis centavos!) por km rodado transforma o caminhão elétrico da JAC no veículo de transporte de carga com o menor custo de todo o mercado brasileiro.
A disparidade é tão elevada que, se você imaginar que um caminhão urbano carregado consiga um consumo de 3 km/l, como exemplo, ele vai queimar 66,7 litros de diesel para rodar os mesmo 200 km – cerca de R$ 247, ou quase 5 vezes mais caro que o iEV1200T.
Para carregar as baterias de iEV1200T de 20% a 100%, em corrente alternada (obtida através de um carregador wallbox de 7,4 kW), são necessárias 11 horas. Como a quilometragem média de um caminhão urbano em grandes centros é abaixo de 100 km, a recarga diária no iEV1200T durará menos de 6 horas no modo carga lenta.
Porém, por ser um veículo destinado a frotistas, as instalações elétricas dessas empresas podem optar pelo carregamento rápido em corrente contínua (um carregador de até 40 kWh): o tempo de recarga, caso se opte de 20 a 100%, será de apenas 2 horas.
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