A nova CNH começa a ser emitida a partir de 1º de junho de 2022. Não há necessidade de troca imediata para novo o padrão.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou no Diário Oficial da União (DOU) da última quinta-feira (23) a resolução 886 que altera algumas das características visuais da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
De acordo com a publicação, a nova CNH começa a ser emitida a partir do dia 1º de junho de 2022 e o documento vai ter uma tabela com desenhos dos veículos que o motorista estará habilitado a conduzir e um esquema de cores verde-amarelo.
O projeto adicionou das letras “P” e “D”, para indicar se a autorização para dirigir é provisória ou definitiva, e manteve o QR Code. A ideia de colocar um chip em um cartão plástico, similar a um cartão de banco, foi abandonada pelo governo federal.
O documento também mostra se o condutor utiliza a CNH para o exercício de atividade remunerada e vai ter um campo para constar as restrições médicas. O futuro padrão segue o atual e poderá ser usado de forma digital ou impressa.
Ainda na resolução, o Contran destacou que não vai ser previso trocar de CNH. O atual modelo segue valendo. A mudança só segue obrigatória quando o documento estiver prestes a vencer seu prazo de validade, agora de 10 anos. O condutor poderá escolher se deseja o documento ser expedido em meios físico, digital ou ambos.
Caso o motorista queira trocar a CNH atual pelo novo modelo, basta pedir a uma segunda via após o dia 1º de junho de 2022, data em que o os documentos com as mudanças vão começar a ser expedidos pelos departamentos de trânsito de todo o Brasil. A medida foi publicada no Diário Oficial da União (DOU) de 23 de dezembro/2021.
Fonte e foto: Contran
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!