As altas temperaturas que estão sendo verificadas no Brasil podem afetar o funcionamento dos equipamentos de refrigeração utilizados no transporte de cargas. O alerta é do gerente de Engenharia da HC Hornburg, Marco Aurélio Laudelino Júnior. “As ondas de calor que têm atingido o País exigem muito cuidado por parte dos operadores logísticos”, diz.
Segundo o executivo, de modo geral todos os equipamentos podem sofrer com as altas temperaturas do ambiente externo. “A situação atual é bem incomum, então pode acontecer perda de rendimento com aumento no consumo de energia”, explica e completa: “isso pode afetar o compressor, um dos principais componentes e dos mais caros do sistema de refrigeração”.
Laudelino Júnior indica que o primeiro passo é ter o equipamento sempre em boas condições de uso. “Manter a máquina com as revisões em dia é fundamental”, afirma. Equipamentos de refrigeração mais modernos dispõe de dispositivos de segurança que desligam o aparelho para evitar danos. “O Alaska está bem dimensionado para operar em ambientes com temperaturas elevadas sem comprometer o compressor, mas mesmo assim é importante não deixar de fazer as revisões de fábrica”, afirma.
Para prevenir o gasto maior com energia, o executivo recomenda que se mantenham as portas do baú abertas o menor tempo possível. “Outra providência é utilizar cortina de PVC como barreira para diminuir a saída do frio e entrada de umidade”, explica. Além disso, Laudelino Júnior recomenda o uso de sensor de abertura de portas que desliga automaticamente o equipamento quando o baú for aberto. “Isso impede que os ventiladores empurrem o frio para fora da área de carga”.
Resistente ao calor
As carrocerias produzidas pela HC Hornburg, empresa fabricante de implementos rodoviários para transporte de cargas refrigeradas e congeladas com sede em Jaraguá do Sul (SC), são resistentes ao calor. “Utilizamos chapas em fibra que possuem baixa condutividade térmica”, explica o gerente de Engenharia.
Os equipamentos são finalizados em gel coat branco, que reflete a luz solar.
“Para tornar mais eficiente o isolamento utilizamos como componente isolante poliuretano de alta densidade o que tornam nossas carrocerias mais resistentes ao calor externo preservando a integridade da carga transportada”, conclui.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!