Pensar em um caminhão transportando outros carros pode parecer algo simples, mas já imaginou o tamanho da responsabilidade de carregar 10 ou 11 carros de diversos valores de uma única vez?
Destinado a pessoas ou empresas que precisam realizar a locomoção de veículos, o caminhão-cegonha é o típico veículo que chama atenção sempre que passa em algum lugar.
Quem nunca se deparou, no meio do trânsito, com a vista de um caminhão, e na sua traseira vários carros “pendurados” e sendo levados em uma espécie de guincho coletivo.
Sem dúvidas, com o constante aumento da frota de veículos no Brasil, a demanda desse serviço também cresceu. Pensando nisso, separamos algumas curiosidades sobre o caminhão-cegonha que talvez você nunca tenha parado para pensar.
Vamos conferir?
O que é um caminhão-cegonha?
Bom, para começar é importante entender o que é um caminhão-cegonha. Trata-se de um veículo longo, de fato, que é utilizado para transportar carros, ônibus e motos e que costuma ter 2 andares.
O caminhão-cegonha pertence à categoria de veículos de carga, e para que possa circular no Brasil, esse caminhão deve seguir as normas definidas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran), como o limite de altura, de 4,95 metros; largura entre 2,60 e 3 metros; comprimento, que pode variar de 14 a 23 metros.
Qual é a vantagem do transporte com caminhão-cegonha?
Contratar um serviço de caminhão-cegonha tem diversas vantagens. A principal delas é o fato de que esse é um veículo especializado no transporte de automóveis, o que traz segurança para o transporte e, com certeza, a praticidade de carregar vários veículos de uma só vez.
Esse é um tipo de serviço que garante segurança tanto para o proprietário de um carro quanto para uma empresa que tenha uma frota. Quem atua nessa área segue à risca as normas nacionais de transporte, respeitando limite de velocidade e utilizando todos os equipamentos de segurança necessários para o serviço.
Além da segurança, outra grande vantagem está relacionada à tecnologia necessária durante todo o processo de transporte. O caminhão-cegonha precisa ser moderno e bem equipado para garantir o perfeito estado dos veículos ao longo do percurso, além da utilização de rastreadores e rotas cuidadosamente definidas previamente.
O que determina o valor do serviço?
Um detalhe muito importante sobre o serviço é que o valor da carga transportada impacta diretamente no valor cobrado pelo serviço. Além de, por exemplo, um lote de carros em que cada um custa R$ 300.000 ser muito mais delicado de transportar que um com a mesma quantidade de veículos de R$ 50.000 cada, há outros fatores.
A distância a ser percorrida altera a quantidade de combustível, pedágios e outras despesas que no fim, influenciam totalmente o valor do serviço.
Agora, uma dúvida. Será que quando se deparar com outro caminhão-cegonha não vai se perguntar quanto deve ser o valor da carga atrás do caminhão? Imagine a responsabilidade!
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!