21 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Caminhão é usado como museu em Brasília

Por Equipe RC em 24/06/2022 às 23:11
Caminhão é usado como museu em Brasília

Caminhão-museu apresenta exposição sobre bicentenário da Independência em um ato pelas comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil

A Comissão Especial Curadora do Senado para o Bicentenário da Independência inaugurou na manhã da quinta-feira (23), em Brasília, um caminhão-museu com a exposição Itinerários da Independência. A exposição foi aberta pelo presidente do colegiado, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP); pela diretora-geral do Senado, Ilana Trombka; e pela historiadora e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Heloisa Starling, que também faz parte da comissão.

Para a exposição Itinerários da Independência, feita por meio do caminhão-museu, foram utilizados diferentes recursos expográficos, audiovisuais e bibliográficos para contar a história dos vários projetos e conflitos políticos que existiram ao longo do processo de Independência do Brasil. Esses recursos foram desenvolvidos pelo Projeto República, da UFMG.

No caminhão, os visitantes serão acompanhados por monitores e poderão explorar seis ambientes. A exposição itinerante também passará pelas seguintes cidades: Prados (MG), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e Recife (PE), que foram escolhidas por sua importância no processo da independência.

Outras atividades

Também está prevista, como parte das comemorações do bicentenário, uma outra exposição, que será promovida no Senado em setembro. Além disso, Randolfe Rodrigues informou que será anunciado em breve um acordo de cooperação com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) para a restauração da primeira sede do Senado, o Palácio Conde dos Arcos, na cidade do Rio de Janeiro.

Fonte: Agência Senado

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..