Nesta semana, a empresa Tesla entregou o Semi, primeiro caminhão elétrico pesado da empresa, à PepsiCo. A novidade entrega uma capacidade de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 20 segundos, mesmo com a carreta lotada de mercadorias.
De acordo com as informações da montadora, o caminhão possui três motores elétricos montados nos eixos traseiros. Com autonomia de 800 km no modelo de longo alcance, os preços podem partir de US$ 150 mil, segundo o The Verge, quase R$ 780 mil em conversão direta.
Dan Priestley, gerente do “Tesla Semi Program“, explicou no evento de lançamento que apenas um dos motores será acionado em velocidade de cruzeiro, otimizando a eficiência. Os outros dois são ??para torque ao pisar no acelerador, “uma experiência de direção suave nunca vista em um caminhão”, ressaltou.
Durante a apresentação, o CEO da Tesla, Elon Musk, falou sobre a necessidade de reduzir a fatia de 20% de emissões de carbono produzidas pelo nicho de transporte de mercadorias nos EUA e enumerou recursos que, segundo o executivo, farão do Semi o caminhão “mais eficiente, desejável e fácil de dirigir”.
O Tesla Semi possui, por exemplo, controle de tração, frenagem regenerativa para melhorar a eficiência da bateria e embreagem automática, o que contribui para uma “condução perfeita” nas rodovias. Para fechar, Musk revelou um pouco sobre a recarga do veículo e como irá funcionar, destacando que desenvolveu um novo conector extremamente rápido de 1 megawatt com refrigeração líquida.
Foto: divulgação Tesla
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!