Eu sou caminhoneiro e trabalhei alguns anos nos EUA. Tomei a liberdade de escrever um artigo e gostaria que fosse publicado na revista Caminhoneiro, na seção Correio.
Tony Bayne
baynetony@yahoo.com
"O que significa um caminhão rastreado para o motorista?
Para usar uma forma bastante simplória vamos dizer que a caixa preta ou o equipamento rastreador substitui o antigo tacógrafo, um instrumento mecânico que usa um disco de carbono e um sistema de agulha, que registra as velocidades e horários que o caminhão operou durante o dia ou a semana em alguns casos.
Todos nós sabemos que, em caso de acidentes graves, a polícia pode retirar esse disco do caminhão, para análise. Por isso, existe uma obrigatoriedade do motorista de manter os discos atualizados no caminhão.
Pois bem, isso é uma tecnologia que vem sendo superada pelos modernos sistemas de rastreamento, as chamadas "caixas pretas".
Sim, poderemos chamar o rastreador de caixa preta por ser muito próximo ao sistema utilizado em aviões.
As aplicações dela vão muito além do que se pensa que seria um aparelho para prevenir roubo de veículo.
Ela trabalha com sistema de transmissão via satélite com banda dupla, ou seja, transmissora e receptora de informações 24 horas por dia, baseada a um relógio central não permitindo assim a alteração do horário nos dados transmitidos e recebidos, fazendo assim um documento para verificação legal com um índice de 100% de precisão nas informações.
As companhias operadoras destes sistemas seriam em termos comparativos simples como as provedoras de serviço de internet e também oferecem serviços com níveis mais sofisticados de operação para servir as empresas de transporte mais sofisticadas.
Vinte e quatro horas por dia e sem interrupção, ela mostra a rota e local exato do caminhão, a velocidade, giro de motor, marcha, temperatura do radiador, uso de freio e até a pressão usada no pedal em caso de freadas bruscas, peso no caminhão permitem assim saber se o caminhão está carregado ou não, temperatura externa e interna da cabine, se as portas do veículo foram abertas ou fechadas, etc. Em algumas empresas eles até oferecem o serviço ao cliente permitindo que o mesmo possa seguir o caminhão em seus computadores dentro de seus escritórios fazendo assim com que eles possam planejar o recebimento da carga com mais precisão.
Como vocês veem, a coisa é muito mais sofisticada que simplesmente um aparelho antifurto.
O que esperar dessa tecnologia toda?
Alguns motoristas vão se assustar e alguns dizem que perdem a sua privacidade e liberdade não querendo trabalhar para empresas que tenham caminhões rastreados.
Isso só acontece se você tem algo a temer ou esconder, caindo assim na turma dos sem emprego no futuro. Por isso, já se usa o termo reciclável para nós. O que quer dizer que esses motoristas vão ser descartados em um futuro breve.
Bem, agora vamos falar das vantagens da caixa preta para nós bons motoristas e com lugar seguro no futuro.
A maior vantagem delas será a sua comunicação imediata e direta com seu escritório e planejamento não sendo necessário provar que está dizendo a verdade como exemplo: ainda não fui carregado.
Estou com problema de freios e vou parar para conserto.
Aquela antiga forma de se dizer motorista bom é aquele que dirige sem parar depois de passar horas visitando uma tia que mora no caminho e depois tirar a diferença na estrada vai acabar.
Dizer que ele é bom de caixa e sabe andar mais rápido que os outros, também, vai acabar porque todos os caminhões do futuro serão de câmbio automático e com sistema de limite de velocidade máxima.
Alguns motoristas podem dizer até que vão virar robôs e que não é mais preciso saber dirigir para ser motorista porque o caminhão faz tudo sozinho.
Sim, isto é verdade. A diferença agora é que o motorista simplesmente vai mudar suas responsabilidades de trabalho sendo quase que como um capitão de aeronave. Ele vai ter que usar de responsabilidade, tomar decisões corretas e com segurança terminando seu trabalho com eficiência e profissionalismo indo para casa ao lado de sua família com o dinheiro no bolso e orgulho de mais uma viagem feita sem acidentes ou incidentes.
Todos nós pedimos para sermos reconhecidos e respeitados, pois aí é onde está a nossa chance de mostrar o que somos".
Essa é uma opinião do caminhoneiro Bayne que foi publicada, sobretudo, porque respeitamos a liberdade de expressão dos nossos leitores.