O diesel, gasolina e etanol são os combustíveis líquidos usados para todos os tipos de veículos com motor de combustão interna. Você sabe como são transportados até os postos?
No mundo dos transportes, o tipo de veículo impacta diretamente sua capacidade de transportar certos produtos. Muitas vezes pelo tamanho, peso ou formato, certos caminhões e carretas são mais indicados que outros.
No entanto, para o transporte de combustíveis, como o diesel, é natural que apenas um tipo de caminhão sirva para que seja realizado o serviço: o caminhão-tanque.
A questão é que, o caminhão serve não apenas por uma questão de facilitar o trabalho, mas também existem questões de segurança.
Os combustíveis são inflamáveis, assim como outros produtos perigosos, corrosivos ou radioativos, e devem ser transportados em rodovias com uma atenção muito especial.
Isso quer dizer que, não só o motorista deve ser capacitado para efetuar a movimentação da carga, mas o caminhão também precisa passar por procedimentos específicos que verificam sua segurança e atestam sua liberação.
Sendo assim, o caminhão-tanque é um veículo que possui um amplo reservatório e é utilizado para o transporte de líquidos ou materiais pulverulentos (substância em estado de pó).
Esses veículos normalmente são abastecidos com combustíveis ou outros produtos nocivos e, por conta disso, o transporte deve ser feito de maneira adequada para não trazer riscos à saúde humana, meio ambiente e vias públicas.
Além da necessidade de um registro habilitação do condutor, o transportador deve providenciar, no Inmetro, o Certificado de Inspeção para o Transporte de Produtos Perigosos (CIPP) e o Certificado de Inspeção Veicular (CIV).
Também é obrigatório portar nota fiscal com as informações do produto, declaração do expedidor sobre o acondicionamento adequado, ficha de emergência e envelope para transporte, emitidos pelo fornecedor e usados em caso de acidentes.
Equipamentos para situações de emergência também são uma exigência nos veículos que efetuam esse tipo de transporte, sempre levando em conta o tipo do produto. Além disso, devem-se conservar conjuntos de Equipamentos de Proteção Individual para uso do condutor e do auxiliar, quando necessário em situações de emergência.
Essas medidas visam a realização de um serviço com segurança. Dessa forma, os combustíveis chegam aos postos de maneira segura e dentro dos padrões estabelecidos pela lei.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!