Com a crescente demanda do mercado visando atender à agenda de defesa ao meio ambiente e a necessidade de reduzir as emissões de gases de efeito estufa, a indústria dos pesados está com a atenção virada para os elétricos.
Esses caminhões estão se tornando alternativas promissoras aos tradicionais movidos a diesel, possuindo certas vantagens e desvantagens quando comparados. Vamos ver algumas diferenças entre eles e entender alguns pontos de vantagem e desvantagem a respeito dos caminhões elétricos:
Vantagens
Sustentabilidade ambiental: caminhões elétricos não emitem gases de escape, contribuindo para a redução da poluição do ar e das emissões de carbono. Isso ajuda a combater as mudanças climáticas e melhora a qualidade do ar nas áreas urbanas.
Economia de combustível e custos operacionais: caminhões elétricos são significativamente mais eficientes em termos de energia em comparação com os veículos a diesel. Principalmente quando medida a longo prazo, a economia se mostra significativa em relação ao consumo de combustível.
Manutenção simplificada: a redução de custos e baixa manutenção vêm da baixa necessidade de trocas frequentes de óleo, filtros de ar e outros componentes associados a motores a diesel, algo que pode reduzir os custos e o tempo de inatividade do veículo.
Desempenho silencioso: apesar de algumas pessoas serem “contra”, caminhões elétricos são notavelmente mais silenciosos em comparação com os veículos a diesel. Essa característica é particularmente benéfica para áreas urbanas e locais sensíveis ao ruído, onde a redução da poluição sonora é uma prioridade.
Uma curiosidade sobre as pessoas “contra” essa questão aconteceu mesmo antes dos caminhões elétricos, quando os modelos de carro haviam sido lançados nos Estados Unidos. A experiência de dirigir envolve o ruído do motor, algo que, para algumas pessoas, o silêncio quase absoluto do ronco do motor gerava certo incômodo.
Desvantagens
Infraestrutura de carregamento: principalmente quando falamos no Brasil, ainda há uma necessidade de expandir a infraestrutura de carregamento para caminhões elétricos. Embora a rede de estações de carregamento esteja crescendo, vai levar um bom tempo e muito esforço, tanto dos governos quanto das empresas, para consolidar bases de carregamento que atendam à frota de cada país. Dessa forma, caminhões elétricos que precisam percorrer longas distâncias ou operar em áreas remotas ainda são questões para os próximos anos.
Autonomia limitada: apesar dos avanços na tecnologia das baterias estarem sempre melhorando pensando na autonomia dos caminhões elétricos, eles ainda têm uma capacidade inferior em comparação com os caminhões a diesel. Para viagens de longa distância, pode ser necessário planejar rotas que incluam paradas para recarga, mas não apenas uma, como várias. Isso bate de frente com a questão da infraestrutura mencionada anteriormente.
Foto: divulgação / ilustração
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!