Caminhoneiro é flagrado pela PRF com inibidor de Arla32
Por Revista Caminhoneiro em 15/03/2017 às 16:35
Compartilhar
Um caminhoneiro foi flagrado durante uma operação conjunta da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), na manhã desta sexta-feira (10) na BR-101, em São Miguel dos Campos, interior de Alagoas, com veículo irregular.
No caminhão dele, foi encontrado um equipamento que frauda informações sobre gases poluentes emitidos pelo veículo. A identidade do motorista não foi divulgada.
O equipamento encontrado no caminhão é chamado de emulador. Ele camufla a quantidade real do óxido que sai pelo escapamento desses veículos, indicando o índice permitido por lei.
“Nessa operação, estamos fiscalizando o Sistema Arla, adotado no Brasil em 2012, e que tem a função de diminuir a emissão de óxido nitroso, que é poluente. Esse Arla reage com os gases do escapamento e diminui a quantidade desse óxido. Algumas empresas, no entanto, burlam esse sistema, alterando o veículo, e ele passa a registrar uma quantidade menor do que a realmente emitida”, explica Felipe Tenório, analista ambiental do Ibama.
“Pelo Ibama, o motorista recebeu uma autuação de R$ 5 mil”, conclui o analista do Ibama.
De acordo com a PRF, o motorista foi levado para a Delegacia de São Miguel, onde foi confeccionado um Termo Cicunstanciado de Ocorrência (TCO).
Fonte:TV Gazeta