Nada melhor de quem está na estrada, vivendo os problemas e desafios do dia a dia de um caminhoneiro, para escrever sobre o assunto. Foi isso que aconteceu. Osenias Lopes da Costa, motorista há 30 anos, é o autor do livro: “A falência do transporte brasileiro”.
“Resolvi escrever o livro ´A falência do transporte brasileiro´, pois acho que a categoria, cada dia, que passa tem sido desvalorizada. O livro fala do modal rodoviário brasileiro, que de um lado cresce a passo largo, mas esqueceu de qualificar o elemento principal que é o caminhoneiro. O propósito dessa obra é mostrar a todos a deficiência pela qual o transporte de carga no Brasil está passando, em que o detentor de frotas imensas cada dia tem mais dificuldades para completar seu quadro de funcionários. O grande conflito de tudo isso é o número de pessoas que migraram para o transporte sem o mínimo de experiência e suporte. As grandes dificuldades deste nicho são a falta de estrutura nas estradas, o desrespeito dos locais de carga e descarga, o que poderia ou não pode ser feito e investimento dos governantes, tanto federais com estaduais, em estradas mais seguras, ponto de apoio e, principalmente, investir na profissionalização dos motoristas”, comenta Osenias Costa.
Um pouco do autor
Osenias Lopes da Costa é filho de pais nordestinos, nasceu em São Paulo capital, em 02/02/1968. Estudou boa parte no estado de São Paulo e na Bahia. É casado com Alice Regina Arena Costa e pai de Felipe e Jacqueline. Gosta de ler e não tem uma preferência de literatura. Hoje, atua transportando combustível da usina até às bases. “O que me levou a escrever ´Falência do transportador brasileiro´, foi o tema do qual tenho vasto conhecimento, que é a estrada, caminhões, enfim a logística”, diz.
Osenias Lopes começou escrevendo essa obra antes da pandemia e terminou no ano passado. O valor do livro é R$ 35,00 e pode ser adquirido pelos telefones (11) 97033-4314 falar com Osenias, ou 11 96458-4564 contato Alice.
Fotos: divulgação