03 de Dezembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Caminhoneiros ao redor do mundo: Vlog18Rodas mostra a vida de caminhoneiro nos Estados Unidos

Por André de Angelo em 02/07/2021 às 13:00
Caminhoneiros ao redor do mundo: Vlog18Rodas mostra a vida de caminhoneiro nos Estados Unidos

Trazendo a rotina de um motorista e fugindo da “ostentação” vista em redes sociais, Marcos mostra sua vida como caminhoneiro nos EUA em seu canal no Youtube

“O objetivo é sempre mostrar o meu dia a dia. A vida aqui é dura, mas o poder aquisitivo é maior”. Trouxemos hoje a história de um caminhoneiro que está nessa profissão há mais de 12 anos e, fora do país, há mais de 25 anos.

Nascido em Santos, no litoral Paulista, precisamente em São Vicente, Marcos se mudou para os Estados Unidos em 1995, quando tinha 24 anos.

Aquele popular ideal jovem de se mudar para a América do Norte atrás de uma nova vida, para trabalhar, ganhar mais dinheiro e conseguir uma vida estável foi um dos maiores impulsos para que Marcos optasse por mudar completamente de vida indo para outro país.

Antes dos 24 anos, quando morava no Brasil, Marcos trabalhou em alguns escritórios. Para se mudar conseguiu o contato de uma conhecida da família, que já morava nos Estados Unidos e disponibilizou um quarto de aluguel nas primeiras semanas.

Chegando em New Jersey, onde mora até hoje, a oportunidade de trabalhar como manobrista foi encontrada cerca de 15 dias depois que - o até então - futuro caminhoneiro estava nos Estados Unidos.

Por ser o seu começo, a carga horária disponível para Marcos era bem limitada, possibilitando o trabalho um dia por semana e aos domingos. Isso fez com que os primeiros meses seguissem mais restritos, mas Marcos foi se adaptando.

Após 6 meses nessa rotina, outro brasileiro que trabalhava lá voltou para o Brasil. E foi a partir daí que o então manobrista passou a trabalhar com uma carga horária maior, em período integral.

O emprego como manobrista foi seguido por uma pizzaria. Até então Marcos nunca havia cogitado se tornar caminhoneiro, mas foi trabalhando nessa pizzaria que surgiu o primeiro vestígio dessa história.

Enquanto atuava na pizzaria como motorista de delivery, o Marcos tinha um colega de quarto chamado William. Acontece que esse amigo veio com a seguinte ideia: “vamos tirar carteira de motorista para trabalhar como motorista. Podemos ganhar mais de US$ 1000 dólares por semana”.

Após considerar a ideia, foi exatamente assim, de forma inesperada e após mais de 8 anos morando nos Estados Unidos que Marcos começou a trilhar sua vida de caminhoneiro, tirando sua habilitação e rapidamente se estimulando a aprender sobre.

O caminhoneiro tirou sua carteira de motorista em 2002, e para adquirir experiência viajava com amigos e colegas para aprender sobre a profissão.

Alguns meses se passaram e Marcos conheceu Ribeiro, apelido Dinho, que se tornou um dos seus amigos. Dinho trabalhava para a National Wholesale Liquidators, empresa localizada em New York e que é bem popular por atuar em lojas de descontos e liquidações.

Ribeiro já havia sido instrutor de autoescola e percebeu que, na época, seu amigo possuía carteira há meses, mas ainda não conseguia trabalhar como caminhoneiro.

Ainda trabalhando na pizzaria, Marcos tinha folga às terças-feiras, e foi ao longo das semanas, exatamente no dia de folga, que começou a manobrar o caminhão e seguir instruções de Dinho para aprender a conduzir o caminhão.

Ele estacionava, parava em lugares diferentes e viajava junto transportando os produtos para as lojas. Seu amigo e instrutor foi guiando para que adquirisse experiência, algo que gerou tanta confiança que deu margem para uma proposta.

Por uma necessidade Ribeiro iria voltar para o Brasil e perguntou se seu amigo daria conta de ficar no seu lugar durante esse período. Como todo trabalhador interessado e pronto, o até então aprendiz disse “Sim!”

Quando chegou a semana, Marcos pediu folga da pizzaria, e trabalhou enquanto seu amigo veio para o Brasil. Foi aí que mais uma oportunidade surgiu.

Durante esses dias outro motorista que também realizava entregas para a mesma loja e tinha alguns caminhões viu Marcos trabalhando e perguntou se ele tinha emprego. Após a resposta, ofereceu uma oportunidade ao caminhoneiro.

E foi assim, no ano de 2003 que tudo começou. Logo no início Marcos já teve uma carga horária bem elevada, fazendo viagens de até 18 horas em um veículo articulado.

Vale ressaltar que nos EUA, a legislação é um pouco diferente em relação a mudança de categorias da CNH. Por lá, com 6 meses é possível alterar a habilitação e passar de carro para um veículo articulado.

Marcos já começou fazendo longas viagens de Nova York para a Califórnia levando equipamentos eletrônicos e parando em diversos pontos.

E o trabalho nessa empresa durou cerca de 5 anos, até que mudou. Após esse período de 5 anos, Marcos adquiriu mais experiência na estrada, e quando entrou em uma empresa maior teve a ideia de criar seu canal, o Vlog18Rodas.

Inicialmente seu objetivo era mostrar para sua família e amigos como era sua rotina, principalmente na questão de segurança na estrada, e isso considerando que 12 anos atrás o Youtube não podia nem ser comparado com o que é hoje em dia.

Tudo não passou de algo totalmente espontâneo! Desde a criação do canal, até sua carreira como caminhoneiro. O foco sempre foi apenas mudar de vida, e até surgir a oportunidade, ele nunca havia pensado em ser caminhoneiro.

Ao chegar nos EUA Marcos trabalhou 2 anos como manobrista, depois passou 6 anos trabalhando com delivery de pizza, e aí, apenas mais de 8 anos depois, se tornou caminhoneiro.

Hoje, com mais de 12 anos de vida, ao criar seu canal (acredito que assim como a maioria das pessoas que entraram na internet há mais de dez anos como criadores de conteúdo) Marcos nem imaginava o que seria do Youtube hoje em dia.

Seu canal foi criado por pura diversão e para que sua família pudesse ver um pouco do seu trabalho, mas se tornou algo muito maior. Virou uma comunidade, com seguidores que gostam do seu conteúdo, usam de inspiração e até mesmo para orientação.

“Entrei no Youtube sem querer, né?! ‘Hoje as pessoas já entram com o pensamento de ‘quero ficar famoso’, eu nem imaginava”, afirmou o caminhoneiro.

Marco gravou um, dois e com o passar do tempo pegou gosto por gravar os vídeos, o que fez com que aumentasse a frequência de conteúdos publicados.

Agora, com mais de 300 mil inscritos e uma longa trajetória em seu canal, o caminhoneiro foca seu conteúdo na sua vida pelas estradas, abordando o que vive, os lugares que conhece e trazendo muita informação para o seu público.

“Eu mostro tudo: a rotina, abastecimento, a estrada, como tomar um banho na estrada, o cartão do posto que dá pontuação, esse tipo de detalhe! Mostro até as estradas daqui para saber como andar”, diz Marcos.

Os seus Vlogs costumam ser bem explicativos e ajudam muitas pessoas. Inclusive, o caminhoneiro conta que recebe mensagens de seguidores afirmando que seus vídeos, passando por tantos lugares, ajudaram na localização em viagens.

Muitos brasileiros que moram nos Estados Unidos e começaram a trabalhar como caminhoneiro também se sentiram devidamente orientados sobre a estrada por conta dos vídeos de Marcos.

Suas mensagens evidenciam o quanto um trabalho bem feito sobre algo que se gosta reflete diretamente na vida das pessoas, que segundo o próprio Marcos, “é uma gratificação muito grande escutar isso”.

Falando também sobre as vantagens de trabalhar na estrada, Marcos viajou por muitos lugares trabalhando, e aproveitou para visitar muitos pontos turísticos com sua esposa.

O motorista teve a oportunidade de estacionar seu caminhão e conhecer a Graceland, em Memphis. Acontece que o lugar se trata de uma mansão, dentro de uma propriedade com mais de 13 acres (cerca de 52 metros quadrados), que pertencia ao cantor Elvis Presley.

Além de Graceland, Marcos visitou Las Vegas com sua esposa, e em outra oportunidade, em um feriado de 4 de julho, parou com um colega de viagem na beira do rio Colorado, curso de água que percorre os Estados Unidos e México.

Para acompanhar o trabalho do Marcos e saber um pouco mais sobre sua vida de caminhoneiro nos EUA, clique aqui e se inscreva no seu canal.

Além disso, acompanhe suas redes sociais para ficar por dentro de tudo o que acontece no seu conteúdo. Siga seu Instagram, o @vlog18rodas e sua página no Facebook.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..