A vida do caminhoneiro autônomo no Brasil é uma verdadeira aventura nos dias de hoje. Embora seja uma profissão amada por muitos brasileiros, as atuais condições econômicas tendem a trazer dificuldades ao setor. No entanto, o trabalho autônomo pode proporcionar um novo estágio da vida.
Para isso, é importante se atentar a alguns detalhes para evitar possíveis erros que, principalmente no começo por conta da falta de experiência, podem trazer frustrações e grandes prejuízos financeiros ao motorista. Vamos conhecer alguns!
1 - Entenda o que é ser autônomo
Pode parecer óbvio de se dizer, mas a questão é que essa primeira parte é fundamental. Entender que o serviço autônomo envolve liberdade, que é algo bom, mas também traz todos os riscos e precisa de muito cuidado.
O serviço bem executado e a forma como vai se apresentar é extremamente importante para o andamento do negócio, tendo em mente que um profissional bom ou ruim como funcionário representa uma empresa, e carrega sua reputação com ela.
No entanto, ao ser autônomo, toda a responsabilidade e eventuais reputações estão ligadas diretamente a você e suas ações. Por isso, a responsabilidade vem acima de tudo não apenas para executar o trabalho, como gerenciar seus negócios.
2 - Tenha um objetivo
Tudo o que fazemos na vida, seja profissionalmente ou algo pessoal, exige um lugar a ser alcançado. Ter objetivo traz foco, coloca o trabalhador nos trilhos e aponta para uma direção que será devidamente alcançada de acordo com as ações.
Basicamente, ter objetivo é uma forma eficiente de eliminar atividades que não trarão valor ao destino final, e se tratando de trabalho, é a melhor forma de manter a mente trabalhando diariamente em busca do sucesso.
3 - Contabilidade e cálculos iniciais
É importante aos novos caminhoneiros autônomos que tenham em mente a realidade a qual serão inseridos. Viajar por longas distâncias em seu caminhão traz custos, e eles precisam ser devidamente pensados.
Combustível, comida, lugares para dormir, eventuais problemas mecânicos, manutenção preventiva… a lista começa por aí. É importante saber que se tratando de imprevistos a vida consegue surpreender sempre, mas os gastos básicos e constantes devem ser considerados antes mesmo de aderir à modalidade.
4 - Administração do negócio
Mais do que dirigir o próprio caminhão, uma boa dica é ver como um negócio. Sua empresa é seu caminhão, e se esse é o seu negócio, as coisas não podem se misturar. Seu negócio depende de um orçamento, e ele deve cobrir todas as despesas empresariais (aquelas citadas anteriormente, com a contabilidade).
Porém, o diferencial é que o departamento responsável por verificar o que é caixa da empresa, lucro e o pagamento do funcionário é você! É importante saber separar o lucro para usar e deixar parte de um dinheiro para o caminhão, pois sendo sua empresa, é o meio de trabalho fundamental para conseguir mais dinheiro.
5 - Cuidado!
O último tópico é basicamente um apanhado de alertas simples, mas que são fundamentais para evitar situações chatas, desconfortáveis ou mesmo perigosas.
1 - Seja Pontual
Quando falamos de negócios, a pontualidade é uma das responsáveis pela famosa “boa impressão”. Pode até ser que ela não traga nenhuma vantagem, mas lembre-se: se você chegar na hora, é sua obrigação e não te prejudicará, se atrasar, além de descumprir o objetivo pode ser conhecido como a pessoa que não cumpre os prazos.
2 - Tenha responsabilidade
Esta não é para contradizer a dica acima, mas sim servir de complemento. Cumprir prazos é importante, mas também é preciso ter bom senso. Viajar longas distâncias sem respeitar o tempo de descanso do corpo é perigoso, atitude essa que coloca em risco a sua vida e a de outras pessoas na estrada.
Contratantes podem eventualmente trazer prazos abusivos e quase impossíveis de serem cumpridos com segurança. Nessas horas é preciso saber negociar e, apesar da necessidade que temos de dinheiro, precisamos zelar pela nossa vida.
Foto: divulgação
Leia também - Arte na estrada: conheça o Poeta dos Caminhoneiros
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!