O ano de 2024 marca o 125º aniversário da Castrol, uma das líderes mundiais em lubrificantes e parte do grupo bp. Neste momento de celebração, a empresa revela ao mercado sua nova estratégia global: Onward, Upward, Forward. Ela acompanha o posicionamento da empresa voltado para satisfazer as mudanças constantes nas necessidades dos clientes. Outra novidade é um logo comemorativo especial de 125 anos que será utilizado ao longo de todo 2024 em eventos e patrocínios esportivos pelo planeta.
Mudanças em andamento
O mundo da mobilidade está mudando, e a Castrol tem o potencial de ajudar a impulsionar essa mudança. Para sinalizar esse novo momento e trilhar seu novo direcionamento, a empresa atualizou sua marca icônica em 2023. Em outra ação feita para se manter na vanguarda da inovação e estar preparada para o futuro, a Castrol está investindo em seus centros tecnológicos globais na China, na Alemanha e nas Américas, bem como o investimento planejado de 60 milhões de dólares em um novo centro de testes de baterias de veículos elétricos (EVs em inglês) de última geração e em um laboratório analítico no Reino Unido.
“Ao celebrarmos 125 anos, a Castrol não está apenas refletindo sobre o passado, mas sim, traçando o caminho para o futuro. A nossa estratégia "Onward, Upward, Forward” incorpora a dedicação em acelerar o progresso dos nossos clientes, ajudando-os a enfrentar os desafios do futuro. O nosso objetivo é crescer nosso negócio principal de novas formas, utilizando a nossa tecnologia de ponta e a nossa marca com reputação global a manter nossa vanguarda no setor. Estamos criando ofertas mais circulares para ajudar nossos clientes a atingir seus objetivos de sustentabilidade, e assim, explorar novas e interessantes oportunidades de crescimento além de lubrificantes. É um privilégio levar adiante a Castrol, marca icônica de 125 anos, para atender às novas necessidades dos clientes e preparar nosso negócio para o sucesso futuro”, afirma Michelle Jou, CEO da Castrol.
Dentro do pilar "Onward" da estratégia, a Castrol lançou uma linha de fluidos avançados, denominado Castrol ON EV, que inclui fluidos de transmissão, fluidos térmicos e graxas - específicos para veículos elétricos. O crescente mercado de veículos elétricos vai provavelmente coexistir com a procura contínua de motores a combustão e motores híbridos durante muitos anos. A Castrol pretende continuar oferecendo soluções para que veículos de combustão e híbridos sejam mais eficientes, ao mesmo tempo em que pretende liderar o caminho dos fluidos para veículos elétricos.
A empresa busca lançar produtos e serviços atendendo aos critérios da economia circular, como por exemplo, desenvolver produtos com óleo básico re-refinado. O fluidode transmissão que atende este critério foi testado num ambiente extremo com a Jaguar TCS Racing, que utilizou com sucesso o produto em seus carros de corrida na Fórmula E, além do E-Prix de Mônaco de 2023.
Já com o pilar "Upward" da estratégia, a Castrol dará suporte aos seus clientes do segmento industrial para que sejam mais eficientes e aumentem sua produtividade, atendendo aos critérios de economia circular e gerando valor. A Castrol atende os setores automotivo, industrial de máquinas, robótica, aeroespacial e eólico e, em 2023, estabeleceu uma parceria com a SKF para ofertar o "Oil as a Service" (lubrificante como serviço), focado para indústria metalúrgica. Esta oferta permite a reutilização do fluido lubrificante, reduzindo o consumo e melhorando o desempenho das máquinas deste segmento.
Ainda em 2023, a Castrol também iniciou uma pesquisa exploratória em colaboração com o “Media Lab” do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, o MIT, apoiando o Programa AstroAnt, que constituem em um enxame robótico em miniatura feito para realizar inspeções e tarefas de diagnóstico nas superfícies externas de naves espaciais, sendo elas rovers e landers. A Castrol trabalha em forte colaboração com o MIT Media Lab para testar lubrificantes, de qualidade espacial, que resistam ao ambiente extremo da superfície lunar.
Enquanto os pilares "Onward" e "Upward" da estratégia da Castrol focam o fortalecimento e o crescimento das áreas de negócios já existentes na empresa, as iniciativas "Forward" traçam novas áreas onde a Castrol tem o conhecimento, a capacidade e a experiência para prosperar. A empresa identificou que a gestão térmica e a diversificação para soluções de arrefecimento de centros de dados são oportunidades de crescimento. O trabalho da Castrol na introdução mais acelerada de produtos de refrigeração por imersão mais eficientes e sustentáveis vai ganhar força com a GRC, Hypertec, Submer e montadoras de hardware de TI, que aprovam o fluido de refrigeração por imersão Castrol ON.
Perspectivas para o mercado brasileiro
No Brasil, onde a companhia está presente desde 1957, e foi a marca de mais cresceu no segmento gasolina entre 2019 e 2023. Para alcançar suas metas, a Castrol aposta, entre outras frentes, na diversificação de serviços: a empresa acabou de lançar o programa Castrol Moto Service, parceria com oficinas especializadas em manutenção para motos - primeira unidade está localizada em São Paulo. A empresa projeta a crescimento expressivo deste programa longo do ano, ampliando a capilaridade da rede de atendimento que inclui também a Castrol Auto Service (focada em automóveis), atualmente com mais de 100 pontos de atendimento em todo o país.
Recentemente a empresa fez o lançamento do programa Garantia do Motor, sendo a única marca no segmento a oferecer garantia de reparo caso se confirme algum dano causado pelo óleo de motor, ao utilizar os produtos Castrol participantes, e de acordo com o regulamento. A Castrol também tem planos para lançamento de novos produtos em diversos segmentos incluindo carros, motos e transmissões.
Já por meio de seu negócio voltado para o segmento marítimo e energético, Castrol atua, no mercado brasileiro, com um amplo portfólio de produtos e serviços premium abrangendo ativos desde a superfície até o fundo do mar com foco em melhoria operacional e ESG. Atualmente é o fornecedor de fluidos submarinos para múltiplos ativos de produção de petróleo e gás em operação nas bacias de Santos, Campos e Espírito Santo, sendo o fornecedor líder de todos os ativos em operação no campo de Búzios operado pela Petrobras, o maior campo submarino de águas ultraprofundas do mundo.
O que significa a nova estratégia
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!