Os brasileiros que moram em Portugal não vão mais precisar tirar uma carteira de motorista portuguesa, se tiverem uma brasileira válida. Portugal anunciou que vai aceitar os documentos emitidos por toda Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que inclui o Brasil.
Para os turistas que visitam o país, a mudança não trará nenhuma alteração, já que sempre foi possível alugar veículos com a CNH e o passaporte em Portugal. Mas a notícia é boa para quem mora ou planeja morar no país e agira poderá se programar melhor para tirar o documento português só quando expirar a CNH brasileira.
Antes da mudança era obrigatório trocar o documento em até 90 dias após a autorização de residência permanente, ao custo de 30 euros, além de passar por uma avaliação médica.
A decisão foi anunciada pelo presidente Marcelo Rebelo de Sousa, mas ainda não foi publicada no Diário da República, o Diário Oficial de Portugal.
Entre os países beneficiados estão, além do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e também os nacionais de Austrália, Canadá, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, Israel, Japão, México, Nova Zelândia, Suíça e Turquia.
Os motoristas podem usar o documento emitido no país de origem até o fim da validade. Depois disso, precisarão fazer a mudança para a versão portuguesa.
Antes da decisão, apenas os cidadãos de União Europeia, Reino Unido, Noruega, Islândia e Liechtenstein podiam viver em Portugal e dirigir com o documento emitido no país de origem.
Leia também - Saiba como é a vida de um caminhoneiro brasileiro em Portugal
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!