07 de Abril de 2025
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

CNT divulga inédito Índice de Confiança do Transportador

Por Equipe RC em 09/05/2023 às 09:48
CNT divulga inédito Índice de Confiança do Transportador

A sondagem, realizada com empresas de transporte do Rio Grande do Sul, permitirá ao transportador acompanhar, pela primeira vez, o nível de confiança do segmento em relação ao ambiente de negócios

A CNT (Confederação Nacional do Transporte) publicou, o resultado do levantamento feito com 318 empresários do modo rodoviário de cargas no Rio Grande do Sul. Trata-se do Índice de Confiança do Transportador, sondagem que ouviu o segmento sobre o ambiente de negócios e a sua própria atividade. Dentro de uma escala de avaliação de otimismo que vai de 0% a 100%, o índice geral foi de 46,9%. A falta de confiança abaixo da média denota pessimismo dos transportadores em relação ao cenário econômico.

O Índice é uma composição ponderada da confiança dos empresários nas condições atuais (38,9%) e nas perspectivas (50,9%) para os próximos seis meses. Ou seja, os transportadores estão um pouco mais confiantes no futuro que em sua situação atual.

A etapa inicial reuniu informações de 222 microempresas (até 9 empregados), 58 empresas de pequeno porte (de 10 a 49 empregados), 19 de médio porte (de 50 a 99 empregados) e 19 de grande porte (100 ou mais empregados).

Para o levantamento, a CNT contou com o apoio da Fetransul (Federação das Empresas de Logística e Transporte de Cargas no Rio Grande do Sul). “A iniciativa da CNT, de criar um índice de confiança do setor, é ótima. Ter o Rio Grande do Sul no projeto-piloto é uma satisfação. Muitos empresários responderam. Cuidar de quem está na ponta é um movimento importante”, destacou o presidente da Fetransul, Afrânio Kieling.

Os resultados podem ser utilizados pelos empresários para a análise de investimentos em suas atividades. Para a CNT, o indicador contribui como um balizador das ações de defesa e interesses do setor junto aos poderes Executivo e Legislativo federal e estaduais. Esse planejamento é fundamental, uma vez que a confiança é afetada pela política e pela conjuntura econômica.

Os dados gerados servem, ainda, para empresas fornecedoras e consumidoras dos serviços de transporte. Na prática, o ambiente logístico poderá entender o ânimo dos empresários do setor e antecipar as principais tendências em curto prazo.

Para acessar o Índice CNT de Confiança do Transportador -- Rodoviário de Carga, Clique aqui.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Notícias Relacionadas

Com previsão otimista para 2023 setor de logística se reestrutura
22 de Dezembro de 2022

Com previsão otimista para 2023 setor de logística se reestrutura

Acidente causa tristeza a todos
05 de Fevereiro de 2021

Acidente causa tristeza a todos

VWCO investe R$ 2 bilhões e mais contratações
10 de Dezembro de 2020

VWCO investe R$ 2 bilhões e mais contratações

Dunlop Pneus compartilha dicas de segurança para enfrentar baixas temperaturas nas estradas
20 de Junho de 2023

Dunlop Pneus compartilha dicas de segurança para enfrentar baixas temperaturas nas estradas

Dicas

Aguarde..