Sendo o combustível um elemento fundamental para os caminhões, devemos considerar as fontes alternativas que têm, como objetivo, reduzir a extração de fontes não renováveis.
Hoje, cinco de junho, é o Dia Mundial do Meio Ambiente. Estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) desde 1972, o maior objetivo dessa data é atrair a atenção de todo o mundo para essa causa extremamente importante.
Conhecer e lidar com os problemas ambientais, além de entender a importância de preservar recursos naturais é extremamente necessário. Isso porque até então, boa parte desses recursos finitos eram considerados por muitos, inesgotáveis.
Desde o surgimento da humanidade as pessoas dependem da natureza para se alimentar beber água e encontrar abrigo para o frio, chuva, sol etc. Em meio a isso, a evolução aumentou essa “exploração” e o homem passou a estudar e utilizar ainda mais a natureza.
Isso deu início à busca por recursos naturais, que em essência possuem duas definições: renováveis e não renováveis. Em geral, podemos classificar esses recursos como tudo àquilo que é necessário para a sobrevivência humana e que só pode ser encontrado na natureza.
Um grande exemplo de fonte renovável é a floresta. Se usada adequadamente, de acordo o reflorestamento, é possível controlar esse recurso para que ele não se esgote.
Por outro lado, alguns dos recursos não renováveis podem ser destacados como: alumínio, ouro e petróleo. A cada extração desses recursos as reservas diminuem, e por isso é importante adotar medidas de uso ponderado.
O petróleo, por exemplo, é a matéria-prima de muitos produtos essenciais; e entre eles o combustível. Sendo fundamental para o funcionamento de todos os caminhões, os combustíveis nos dias de hoje possuem certas alternativas mais sustentáveis. Conheça mais detalhes de algumas alternativas:
Esse combustível é produzido a partir de compostos orgânicos derivados da gordura de origem vegetal renovável ou animal, os quais são produzidos mediante uma reação química conhecida como transesterificação. Nesse processo, o ácido carboxílico e o álcool reagem resultando no produto final. As vantagens de usar o biodiesel é a geração de baixos índices de poluição que a queima do biodiesel produz. E essa alternativa depende apenas de plantações de grãos oleaginosos para ser extraído. A redução na emissão de CO², em comparação com o Diesel, é de até 66%.
Esse combustível alternativo é produzido de forma semelhante ao diesel. É feito a partir de óleo usado de colza, de palma e de gordura animal. Por isso, é chamado de Óleo Vegetal Hidrogenado (Hydrotreated Vegetable Oil). A diferença é que o processo químico para a extração do HVO é feito com o uso de hidrogênio, enquanto para o diesel é utilizado o metano para fazer a catalisação. Além de ser feito com materiais 100% orgânicos, o HVO pode reduzir em até 90% a redução de CO² se comparado com o Diesel.
Ele é um tipo de combustível produzido por meio de resíduos vegetais, como cana-de-açúcar, milho e celulose. No Brasil, ele é fabricado por meio da cana, o que possibilita a produção em grande quantidade, sem a necessidade de maiores áreas de desmatamento para fazer ampliação da plantação. Vale frisar que apesar de o Etanol ser utilizado em quase todo o mundo, nem todos os países contam com o produto bio, e sim o sintético, que é feito a partir do petróleo. As duas formas podem ser usadas no mesmo veículo, porém, a melhor para seu motor é a fabricada com matéria-prima vegetal.
Esse gás é obtido a partir do processamento do biogás, que surge por meio da decomposição de resíduos sólidos urbanos, orgânicos e esgoto doméstico, em um processo conhecido como biogestão anaeróbica. Após ser retirado, o biogás passa por um processo de purificação, onde os resíduos que não contribuem para a combustão interna, como o monóxido de carbono, são retirados e a quantidade de metano ampliada. É considerado como uma das possibilidades mais baratas do mercado e, do ponto de vista ambiental, a emissão de CO² chega à redução de 90%.
O combustível do futuro é uma mistura de hidrocarbonetos leves que em temperatura ambiente fica em estado gasoso. Sua fórmula é constituída principalmente por metano. Enquanto o biometano é produzido por meio da decomposição de resíduos naturais, o GNV é encontrado em subsolo junto com o petróleo. Além de ser apontado como o biocombustível mais limpo, é também responsável por aumentar a vida útil do motor e gerar economia, tanto no ponto de vista de consumo quanto na questão de valor.
Esses foram alguns exemplos apenas, que quando mencionamos e pensamos sobre, temos em mente que atingem diretamente a vida de todos os caminhoneiros e caminhoneiros.
A questão é que hoje, Dia Mundial do Meio Ambiente, é uma data escolhida para que todos nós tomemos consciência da importância de preservar e entender sobre o meio ambiente.
Todos nós vivemos no mesmo planeta, e essa são uma questão que atinge precisamente todas as esferas da sociedade.
Fonte.: Scania
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!