Finalmente, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou os pedidos de uso emergencial no Brasil das vacinas Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz. Os dois imunizantes são os primeiros aprovados no Brasil no combate à Covid-19.
No entanto, ainda devemos seguir as medidas preventivas, sobretudo, os caminhoneiros que vivem circulando para transportar os produtos de norte a sul do País, com intuito de suprir as necessidades da população. De fato, vocês são os nossos verdadeiros heróis!
Então, vamos reforçar as dicas preventivas:
1. Higienize as mãos sempre que possível
Embora seu local de trabalho seja o caminhão, muitas vezes você tem contato com o ambiente externo ou com outras pessoas. Adote cuidados extras ao parar em postos de combustíveis para utilizar sanitários, refeitórios ou outras instalações.
Portanto, não se esqueça de lave bem as mãos e utilize álcool em gel em seguida, sempre que possível; procure não tocar no rosto, em especial nos olhos, boca e nariz; evite aglomerações; e reduza o contato com outras superfícies.
2. Higienize o veículo com álcool em gel
Tenha sempre uma embalagem de álcool em gel com você e utilize para higienizar o veículo. Caso não tenha álcool em gel, limpe com água a sabão as superfícies que são tocadas com frequência, como volante, maçanetas de portas, botão do vidro, alavanca de câmbio, haste de seta, acionador dos limpadores de para-brisa, entre outros.
3. Mantenha o caminhão arejado
Sempre que possível, abra os vidros e deixe o ar circular, evitando que partículas de saliva contaminem o ambiente.
4. Evite o contato com pessoas doentes
Ao perceber alguém tossindo ou espirrando, é melhor manter uma distância maior. Pode ser apenas um resfriado ou alergia, mas, nesse momento, toda precaução é válida.
5. Escolha com cuidado o local para pernoitar
Muitos caminhoneiros passam a noite em seus próprios veículos, estacionados em pontos de parada seguros. Caso opte por outro uma hospedagem na estrada, lembre-se que o vírus sobrevive por algum tempo em superfícies. Por isso, intensifique os cuidados com higienização.
Apesar da vacinação ter iniciado no País, a prevenção ainda é o melhor remédio! Vamos colaborar para sairmos dessa pandemia e preservar a vida.
6. Continue utilizando a máscara
A utilização da máscara é essencial desde o início da pandemia e continua sendo agora que a vacinação começou.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!