23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Começou o rodízio ampliado de veículos em SP: veja as regras para carros e caminhões

Por Revista Caminhoneiro em 11/05/2020 às 15:52
Começou o rodízio ampliado de veículos em SP: veja as regras para carros e caminhões

Veículos poderão trafegar em dias alternados definidos pelas placas de final pares e impares. O rodízio vale por 24h do dia durante toda a semana, incluindo sábados, domingos e feriados. Quem infringir o novo rodizio terá que pagar multa de R$ 130 e quatro pontos na carteira de motorista.

Objetivo

Após dois meses de suspensão, o rodízio municipal de veículo volta a entrar em vigor de forma ampliada. Como medida de aumento das taxas do isolamento social, que tem diminuído e estão em torno de 50%, a prefeitura de São Paulo colocou em vigor, no dia 11, segunda- feira, o rodízio ampliado de veículos.

Período

Carros com placas de final pares podem circular apenas dias pares e carros com final impares podem circular apenas em dias impares. A medida vale durante as 24h do dia e durante todos os dias, incluindo sábados, domingos e feriados. A medida fica em vigor por prazo indeterminado.

Infração

O motorista que infringir o rodizio terá que desembolsar R$ 130 de multa e terá 4 pontos na CNH.

Isenção

A fim de não prejudicar o sistema de combate a pandemia a prefeitura oferece uma opção de isenção ao rodizio para alguns casos. Pessoas em tratamento de doenças crônicas e profissionais em funções essenciais podem circular pela cidade em qualquer dia. Para isso e necessário se cadastrar no site da prefeitura clicando aqui.

No caso dos profissionais, a preferência é que as empresas façam o cadastro.

O cadastro é gratuito e a lista de documentos necessários para comprovar que faz parte do grupo contemplado com a isenção é a seguinte:

  • Planilha de solicitação modelo preenchida;
  • Tipo de solicitante;
  • CNPJ ou CPF;
  • Nome dos profissionais;
  • CPF dos profissionais;

Isentos: enfermagem, técnicos ou tecnólogos da saúde Médicos, veterinários, fisioterapeutas, farmacêuticos, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, patologistas, dentistas, pesquisadores da área da saúde, agentes de serviços administrativos, guarda, segurança, vigilância manutenção, e limpeza de estabelecimentos hospitalares de assistência médicas e laboratoriais.

Caminhoneiros

Caminhões não estão incluídos no rodízio emergencial em São Paulo.

Para caminhoneiros volta à zona Máxima de Restrição. Só estarão liberados fora da zona máxima, veículos de entregas de materiais médicos.

Veículos cadastrados junto ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) que fazem o abastecimento de áreas essenciais e haviam sido liberados da Zona Máxima de Restrição durante o período de pandemia continuam isentos.

Os veículos de transporte de alimentos para animais e os cadastrados para concretagem-bomba, remoção de terra e entulho de obras civis, transportes de caçambas, máquinas, equipamentos e materiais de construção estão isentos e voltam a se enquadrar nas restrições da ZMRC a partir de 11 de maio.

 Os caminhões de mudanças também permanecem sujeitos a essas restrições. Vale lembrar que a ZMRC é válida de 2ª a 6ª feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Estão liberados da ZMRC os veículos que já possuem autorização especial do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) para atividades necessárias ao efetivo abastecimento da cidade, tais como:

- Transporte de medicamentos, materiais imunológicos, vacinas e kits de sorologia;

- Transporte de água potável, bebidas e alimentos, in natura, processados, industrializados, entre outras formas;

- Transporte de produtos de higiene pessoal, doméstica e de necessidades básicas;

- Transporte de combustíveis;

- Transportes para distribuição de gás;

- Transporte de bens e materiais necessários para o abastecimento de hospitais, clínicas, laboratórios e centros médicos;

- Transporte de bens necessários para o abastecimento de hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, padarias, restaurantes e lanchonetes;

- Os Veículos Urbanos de Carga – VUC;

A SMT esclarece ainda que os VUC, que são isentos do rodízio municipal de veículos tradicional, também estão excluídos do rodízio emergencial que entrará em vigor a partir do dia 11, assim como os guinchos e veículos de transporte escolar devidamente registrados para esses serviços. 

Link da prefeitura para isenção (vincular com ‘’clique aqui’’)

https://sp156.prefeitura.sp.gov.br/portal/servicos/informacao?servico=3682)

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Dicas

Aguarde..