Nos últimos tempos, pudemos vivenciar de perto como as novas tecnologias estão cada vez mais presentes no nosso dia a dia. Na indústria e no setor de gestão de frotas também. Para este segmento, inclusive, a tecnologia se tornou uma verdadeira aliada das rotinas diárias. Identificar corretamente informações dos condutores, controlar o consumo de combustível e a quilometragem dos veículos são só alguns exemplos das utilidades proporcionadas ao gestor de frotas, mas as vantagens vão muito além.
Atualmente, conseguimos acessar e consolidar dados sobre o comportamento do condutor, que auxiliam na tomada de decisões e ações que tragam economia de combustível, melhor manutenção e preservação da frota, além de orientações para uma direção mais segura. Um bom exemplo desse tipo de inteligência é o sistema de telemetria, que permite uma comunicação em tempo real entre veículo e gestor, proporcionando uma maior segurança para a operação, além de assertividade na coleta de dados e informações.
Também é verdade que, mesmo com o avanço de processos que digitalizam grande parte da jornada de gestão de frota, é comum encontrarmos empresas que ainda contam com gestões manuais. De acordo com pesquisa Datafolha realizada em 2019, 35% dos gestores de frota ainda utilizam o Excel para a consolidação de dados em planilhas. A boa notícia é que o mercado já oferece soluções mais eficientes. Grandes empresas já buscam essa automação há mais tempo, mas vemos agora que mesmo pequenas empresas vêm evoluindo para uma gestão mais digital e integrada.
Venho acompanhando de perto todas essas mudanças e as demandas de nossos clientes e posso afirmar quão importante e urgente é o gestor de frotas contar com soluções que consolidam dados de diferentes fornecedores em uma única plataforma. Sabemos que o gestor sonha em ter não só a visão consolidada de seus indicadores, mas realmente poder extrair insights com base no cruzamento de informações.
A inteligência artificial (IA) é um caminho para isso – e ela já está ganhando espaço na gestão de frotas. Ao propor ações preditivas, com foco na melhoria dos indicadores da frota, o gestor otimiza sua operação e economiza tempo. E as empresas que oferecem soluções que proporcionam uma maior autonomia para o gestor saem na frente.
A indústria ainda vive em uma curva de aprendizagem e aculturamento em relação às ferramentas de IA. Adaptar essas soluções à rotina das empresas não é um movimento novo. São muitos anos de pesquisa de mercado, avaliações e melhorias na experiência dos usuários para que se possa oferecer uma usabilidade mais amigável e intuitiva - sempre colocando o cliente no centro, entendendo suas dores e fazendo testes.
Mas um ponto que nem sempre é lembrado: sistemas mais conectados contribuem também para a segurança e preservação da vida do condutor, pois gestores de frotas também são gestores de vida! Ao colaborar com a melhor comunicação entre gestores e motoristas, a performance e segurança da frota tendem a melhorar. Você está pronto para o futuro da mobilidade? Aperte os cintos!
*Ariane Buzanello é gerente de produtos na Ticket Log
Foto: divulgação
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