Quais devem ser os componentes essenciais para esse veículo que desperta a curiosidade de muitas pessoas? Vamos conferir!?
O caminhão de bombeiro é um veículo único! Pelo tamanho, cor, e principalmente sua função, ao ouvir as sirenes ligadas e avistar o caminhão vermelho todos já ficam em estado de atenção.
Para as crianças principalmente, podemos dizer que essa é uma das “profissões tradicionais” que costumam despertar interesse desde jovem, mesmo antes que os pequenos saibam ao certo o que se faz nela.
Contudo, por mais que todos consigam identificar um caminhão de bombeiro, é bem provável que parte dos seus componentes essenciais sejam desconhecidos.
É possível que ocorra certa confusão ao pensar que se trata apenas de um veículo responsável por transportar água para apagar incêndios, no entanto, é completamente diferente e mais detalhado do que isso. Vamos mostrar a seguir:
O tanque de água
Tudo bem que este item não é nenhuma surpresa considerando a enorme quantidade de água necessária para apagar um incêndio na maioria das vezes, mas você sabia que os reservatórios dos caminhões tanque podem ser de até 12 mil litros?
A questão é que principalmente em incêndios grandes essa não é apenas a quantia de água utilizada - e é aí que está o papel dos hidrantes, aliados ao funcionamento do tanque do próprio caminhão.
Basicamente, o sistema de hidrantes é composto por um reservatório de água que é ligado a uma ou mais saídas com válvulas para controlar o fluxo de água fornecido por mangueiras.
Assim, ao ser conectado ao caminhão de bombeiro o reservatório nunca fica vazio, pois a água é colocada através do hidrante a medida que é usada para apagar o incêndio.
Bomba de água
Se estava se perguntando sobre o funcionamento da mangueira e reservatório do caminhão, aqui está a resposta.
Para que um incêndio seja apagado a água precisa ser lançada nas chamas. Porém, diferentemente de pegar um balde e atirar água, essa precisa ser lançada muito longe.
Isso significa pressão! Por isso, o caminhão de bombeiro é equipado com uma bomba de água que serve para regular a pressão necessária e garantir assim que grandes quantidades de água sejam lançadas em jatos.
Escada giratória
Mais que apagar o fogo e ir embora, os bombeiros também são os profissionais que entram após conter o incêndio para resgatar pessoas e eliminar qualquer outro possível princípio de incêndio.
Para isso, os profissionais contam com uma escada acoplada, que é capaz de girar 360 graus. Esse controle permite que sejam alcançadas janelas e andares mais elevados do prédio, tendo em vista que após um incêndio, dependendo da sua dimensão, toda a estrutura do lugar é comprometida.
Além da escada, na ponta é possível acoplar uma plataforma ou um cesto, que é utilizado justamente para facilitar o resgate em alturas elevadas.
Sapata de estabilização
Esse componente certamente faz toda a diferença! A sapata é um tipo de calço que tem o intuito de aumentar a estabilidade do caminhão e permitir que a escada seja erguida com maior segurança.
Um exemplo que deixa bem clara a sua funcionalidade, a sapata é uma espécie de apoio lateral para evitar que o movimento da escada deixe o caminhão instável.
Uma escada que gira 360 graus e estica muitas vezes fica em posições não tão centralizadas. Para impedir que a escada forme uma alavanca e tombe o veículo, as sapatas de estabilização são essenciais!
Uma cabine especial
Geralmente, a cabine do caminhão de bombeiro é dupla, e é capaz de comportar um motorista e outros 5 bombeiros.
Além disso, ela possui bancos com encosto especial, que tem espaço para o comportar o equipamento de proteção respiratória.
Tendo em vista a urgência desse trabalho, os bombeiros que estão trabalhando precisam se trocar rapidamente. Esse espaço permite que essa troca comece no quartel e seja finalizada na cabine, fazendo com que ganhem tempo no processo.
Painel de controle
Por fim, para controlar todos os componentes do caminhão de bombeiro é preciso haver uma central de comando.
Nele é possível encontrar todos os indicadores de pressão, válvulas, controladores do sistema de espuma, voltímetros e uma série de outros itens essenciais para que os profissionais continuem realizando seu trabalho - que envolve muito risco - de forma segura e cada vez mais assertiva.
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!