Existem muitas variáveis que impactam o valor de um frete, porém já é fato que as duas principais despesas para um frotista estão no combustível e nos pneus. Uma das saídas para reduzir cerca de 4% do uso de óleo diesel e de 10% do uso dos compostos é aplicar rodas de alumínio no lugar das de aço.
Nos EUA e na Europa, este hábito é muito comum e no Brasil, uma pesquisa da Confederação Nacional do Transporte (CNT) identificou que o uso de rodas de alumínio é uma das principais tecnologias encontradas pelos frotistas para aumentar a autonomia da frota e consequentemente reduzir o consumo de combustível.
O segredo do sucesso está no fato de as rodas feitas com o metal nobre deixarem o veículo em média 500 kg mais leve, algo em torno de 30 kg por roda. Se a conta com o caminhão descarregado já é vantajosa, imagine quando se consegue reverter o peso conquistado em carga, aumentando a capacidade para meia tonelada de grãos ou de produtos.
Outra conta feita por especialistas é que, por dissipar melhor o calor, o alumínio preserva superiormente as lonas e pastilhas dos veículos, além de contribuir para um menor consumo dos pneus.
Éden Felipe, técnico Comercial da Italspeed, fabricante de rodas para fabricantes como GM, Fiat, Volkswagen, Renault, PSA, Ford, Mitsubishi e exportadora, coloca que está comprovada a eficiência e as vantagens das rodas de alumínio. Ele ressalta que além dos argumentos da autonomia e do consumo dos pneus, os modelos em alumínio são 40% mais resistentes e não exigem retoques de pinturas, reduzindo o custo operacional de operação em 30%.
“É preciso entender as demandas do consumidor moderno que tem as decisões na palma da mão e que buscam um excelente custo benefício. Por isso, sabemos que ao oferecer produtos mais leves, mais resistentes e feitos de material 100% reciclável é uma forma de contribuir para soluções inovadoras e inteligentes”, explica ele.
Entendendo a necessidade deste mercado e de olho nas tendências, a DPaschoal iniciou a revenda dos modelos da Italspeed em setes Trucks Centers localizados nas cidades de Batatais, Barretos, Catanduva, Jaboticabal, Sertãozinho e em duas lojas de Ribeirão Preto.
De acordo com o Bruno Gomes, diretor de Operações da DPaschoal, oferecer produtos de qualidade e maneiras para os frotistas encontrarem a melhor maneira de trabalhar está no DNA da companhia. “As rodas de alumínio chegam em um momento em que o agronegócio continua em expansão, assim como o de logística, por isso, a nova opção se torna uma saída para o motorista ou frotista que busca uma alternativa melhor para o seu negócio”, finaliza.
Foto: DPaschoal
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!