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Como fazer a manutenção dos pneus do seu caminhão | Guia Prático

Por Equipe RC em 20/06/2024 às 08:55
Como fazer a manutenção dos pneus do seu caminhão | Guia Prático

Adotar práticas de manutenção de pneus não apenas prolonga a vida útil dos pneus e reduz custos, mas principalmente aumenta a segurança de todos os usuários da via.

A manutenção regular dos pneus é fundamental para a prevenção de acidentes veiculares, desempenhando um papel crucial na segurança dos operadores de caminhões e de todos os usuários da via. Pneus bem mantidos garantem melhor aderência à estrada, estabilidade e capacidade de frenagem, reduzindo significativamente o risco de acidentes causados por falhas de pneus. Além disso, a manutenção adequada dos pneus contribui para a eficiência do combustível e prolonga a vida útil dos pneus, oferecendo benefícios econômicos e ambientais.

Principais sinais de alerta que indicam a necessidade de manutenção ou substituição de pneus:

  • Análise do Indicador de Desgaste da Banda de Rodagem (Tread Wear Indicator - TWI): A legislação estabelece uma profundidade mínima de 1,6 mm para a banda de rodagem. Pneus com banda de rodagem abaixo desse limite não proporcionam aderência suficiente, especialmente em condições de chuva, e devem ser substituídos.
  • Desgaste irregular da banda de rodagem: Padrões de desgaste desiguais podem indicar problemas de alinhamento, problemas de suspensão ou pressão de ar incorreta. O desgaste irregular pode comprometer a aderência do pneu à estrada e sua capacidade de evacuar água, aumentando o risco de derrapagens e aquaplanagem.
  • Danos visíveis: Cortes, rachaduras, bolhas ou saliências na superfície do pneu são sinais claros de que o pneu pode estar comprometido e necessita de inspeção ou substituição para evitar falhas súbitas.
  • Vibração excessiva: Embora nem sempre seja um problema diretamente relacionado aos pneus, a vibração excessiva pode indicar desequilíbrio dos pneus, desalinhamento ou problemas na suspensão. A vibração não apenas reduz o conforto durante a condução, mas também pode indicar problemas que afetam a segurança.
  • Pressão dos pneus: Pneus com pressão abaixo ou acima do recomendado pelo fabricante podem causar uma série de problemas, desde desgaste irregular até a perda de controle do veículo. A verificação regular da pressão dos pneus é uma prática de manutenção simples, mas essencial.

A manutenção preventiva dos pneus é, portanto, uma estratégia vital para garantir a segurança nas estradas, minimizar o risco de acidentes e otimizar o desempenho e a eficiência dos veículos. Operadores de caminhões e gestores de frotas devem estabelecer rotinas regulares de inspeção e manutenção dos pneus, atentando-se aos sinais de alerta mencionados, para assegurar que os veículos operem nas melhores condições possíveis.

Desgaste 

O desgaste irregular do pneu é quando a banda de rodagem apresenta uma ou mais partes mais desgastadas que o restante (por exemplo, somente o centro, um dos ombros ou ambos). 

Um procedimento importante e essencial para manter a condição de uso do pneu é a inspeção visual e o indicador de desgaste do pneu (TWI), que permite identificar sinais de desgaste irregular ou danos que podem comprometer a segurança do seu veículo. 

Quando falamos em pneu de carga, os mesmos devem ser retirados para reforma ANTES que a profundidade de sulco da banda de rodagem chegue em 1,6mm no ponto mais liso (Lei).

Mas normalmente cada frota ou caminhoneiro utiliza seu próprio critério, levando em consideração seu tipo de trabalho e experiências históricas.

Esse fator de retirada do pneu para reforma com a profundidade de sulco adequada para o tipo de serviço, reflete na preservação da carcaça e, consequentemente, contribui para o aumento da vida útil e menor custo por km rodado.

Abaixo temos mais algumas dicas para garantir as condições ideais de uso:

  • Faça a Calibragem: A pressão de ar correta é um item extremamente importante para o bom desempenho do pneu e para a sua segurança. Deve ser verificada e ajustada regularmente, e sempre com os pneus frios. 
  • Faça o rodízio regularmente: Rodízio é a mudança periódica de posição dos pneus no veículo, para compensar a diferença de desgaste em função de vários fatores, como:
  1. Irregularidades mecânicas
  2. Distribuição de carga 
  3. Diversidade do percurso

O Rodízio é indicado para todos os pneus dos veículos e deve ser realizado de forma periódica e preventiva, a fim de extrair o máximo de desempenho dos pneus e do veículo.

  • Alinhamento: Tem o objetivo de fazer com que as rodas rodem sem arrasto, o que proporciona desgaste mais uniforme dos pneus, redução do consumo de combustível e evita a deterioração dos componentes da suspensão. Além disso, diminui os esforços que incidem sobre o sistema de direção, o que facilita a dirigibilidade do veículo.
  • Balanceamento: Balanceamento é o equilíbrio de massas do conjunto pneu e roda. Este equilíbrio é necessário para:
  1. Reduzir ou eliminar as vibrações e trepidações geradas
  2. Melhorar o conforto do operador,
  3. Aumentar a vida dos componentes mecânicos do veículo 

Deve-se realizar o balanceamento de forma preventiva e periódica.

Pressão

Manter a pressão ideal dos pneus é fundamental para garantir a segurança, a dirigibilidade e a economia de combustível de caminhões. Uma pressão de pneu correta assegura que a área de contato entre o pneu e a estrada seja otimizada, o que influencia diretamente o desempenho do veículo. Abaixo, detalho as melhores práticas para manter a pressão ideal dos pneus e como isso impacta a dirigibilidade e a economia de combustível:

Melhores práticas para manter a pressão ideal dos pneus

  • Verificação regular da pressão dos pneus:

Realize a verificação da pressão dos pneus pelo menos uma vez por semana e antes de viagens longas. É importante verificar a pressão quando os pneus estão frios, pois a pressão pode aumentar quando os pneus estão quentes, fornecendo uma leitura imprecisa.

  • Uso de equipamentos adequados:

Utilize um manômetro de qualidade para verificar a pressão dos pneus. Manômetros encontrados em postos de combustível podem ser imprecisos devido ao uso frequente e falta de manutenção.

  • Referência da pressão de pneus:

Consulte o manual do proprietário do veículo ou a etiqueta de especificação de pneus, geralmente localizada na porta do motorista, para encontrar a pressão recomendada de pneus para o seu caminhão.

  • Ajuste para carga e condições de operação:

Ajuste a pressão dos pneus com base na carga do caminhão e nas condições de operação. Caminhões mais carregados podem exigir uma pressão de pneu maior para manter a eficiência e a segurança.

  • Inspeção visual e tátil:

Além da verificação da pressão, inspecione visualmente os pneus para detectar sinais de desgaste, danos ou objetos estranhos. Verifique também se há alguma deformidade que possa indicar problemas de pressão.

Influência na dirigibilidade e economia de combustível

  • Dirigibilidade: A pressão correta dos pneus garante uma distribuição uniforme do peso do veículo, melhorando a aderência à estrada e a estabilidade. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa e segura, especialmente em curvas ou em condições adversas de condução. Pneus com pressão inadequada podem levar a uma resposta de direção imprecisa e aumentar o risco de acidentes.
  • Economia de Combustível: Pneus com a pressão correta têm menor resistência ao rolamento, o que significa que o motor do caminhão precisa de menos energia para movê-los. Isso resulta em uma melhoria significativa na economia de combustível. Estima-se que pneus subinflados podem aumentar o consumo de combustível em até 3% devido à resistência ao rolamento aumentada.
  • Desgaste dos Pneus: Manter a pressão ideal dos pneus também contribui para um desgaste mais uniforme, prolongando a vida útil dos pneus e reduzindo a necessidade de substituições frequentes, o que, por sua vez, tem um impacto positivo na economia geral do veículo.

Como escolher

Ao escolher pneus para seu caminhão, um caminhoneiro deve considerar uma série de fatores críticos que influenciam não apenas a segurança e a eficiência do veículo, mas também o custo operacional a longo prazo. Esses fatores incluem:

  • Tipo de Veículo e Uso: O tipo de caminhão e sua aplicação específica (longas distâncias, distribuição urbana, construção, etc.) determinam o tipo de pneu mais adequado. Pneus são projetados para atender a diferentes necessidades, como carga máxima, resistência a cortes e arrancamentos, ou eficiência de combustível.
  • Dimensões e Especificações: As dimensões do pneu (largura, perfil e diâmetro do aro) e especificações como a capacidade de carga (índice de carga) e o símbolo de velocidade devem ser compatíveis com as recomendações do fabricante do veículo para garantir a segurança e o desempenho adequados.
  • Condições de Operação: As condições sob as quais o caminhão será operado (tipo de estrada, clima, topografia) influenciam a escolha do pneu. Pneus com diferentes designs de banda de rodagem e compostos de borracha são otimizados para condições variadas, como piso molhado, neve, ou terrenos acidentados.
  • Custo por Quilometro – CPK: Trata-se da relação Custo-Benefício do pneu, o custo inicial dos pneus deve ser avaliado em relação ao custo-benefício a longo prazo, considerando fatores como durabilidade, economia de combustível e recapabilidade, todos contribuindo para reduzir o Custo por Quilometro (CPK).

Considerar esses fatores permite ao caminhoneiro fazer uma escolha informada, equilibrando segurança, desempenho, custo operacional e sustentabilidade, garantindo assim a eficiência e a economia na gestão de seus veículos.

Como conservar

Alguns cuidados são essenciais para garantir a condição ideal de uso do pneu, como: calibragem e rodízio dos pneus regularmente, e alinhamento e balanceamento. 

Além disso, as práticas abaixo garantem a máxima performance dos pneus e a segurança no transporte de cargas e passageiros pelas rodovias do país:

  • Cuidados com a montagem dos pneus: Deve-se evitar o uso de cunhas ou picaretas para descolar os talões dos pneus, pois pode provocar danos na área dos talões causando o sucateamento do pneu. 

As operações de montagem e desmontagem dos pneus devem ser realizadas com:

  • Ferramentas adequadas;
  • Lubrificantes de base vegetal;
  • Local limpo;
  • Por Profissionais capacitados utilizando os equipamentos de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

Atenção na combinação de pneus duplos: Para que os pneus rodem com o máximo de eficiência, deve-se observar as performances também em eixos de tração ou livres. Os duplos devem ter as mesmas características: 

  • Tipo de construção;
  • Dimensões;
  • Marcas; 
  • Larguras e Diâmetros iguais; 
  • Desenhos iguais;
  • Profundidades de sulcos iguais.

Duplos mal combinados proporcionarão desgaste irregular do pneu de maior diâmetro, diminuindo sua performance quilométrica e consequentemente sua vida útil.

Fique atento as condições mecânicas: A suspensão é responsável por absorver os impactos do solo e garante a estabilidade do caminhão, contribuindo para um desempenho seguro no trânsito e maior conforto aos caminhoneiros na direção.

Recomenda-se revisões preventivas periódicas de todos os componentes da suspensão do veículo a fim de garantir o bom funcionamento do sistema.

As más condições dos itens de suspensão causam desgastes irregulares e prematuros nos pneus, aumentam o consumo de combustível e diminuem a estabilidade do veículo, comprometendo a dirigibilidade e sua segurança.

Retirada do pneu para reformas: Os pneus devem ser retirados para reforma ANTES que a profundidade de sulco da banda de rodagem chegue em 1,6mm no ponto mais liso (Lei).

Mas normalmente cada frota ou caminhoneiro utiliza seu próprio critério, levando em consideração seu tipo de trabalho e experiências históricas.

Esse fator de retirada do pneu para reforma com a profundidade de sulco adequada para o tipo de serviço, reflete na preservação da carcaça e, consequentemente, contribui para o aumento da vida útil e menor custo por km rodado.

Condução segura e econômica: Os hábitos e estilos de condução são determinantes para a segurança e economia dos motoristas, sendo assim devemos nos atentar a algumas dicas, tais como:

  • Agir e conduzir o veículo com total responsabilidade, obedecendo as Leis de trânsito, garantindo a própria segurança, a de terceiros e da carga;
  • Praticar a condução com “Previsão”, ou seja, aquela que o motorista está sempre atento no que poderá ocorrer a sua volta;
  • Trafegar com o veículo sempre engrenado;
  • Realizar manutenção periódica e preventiva nos sistemas de freios, suspensão, elétrico e arrefecimento;

Clique aqui e leia na íntegra a edição especial de pneus da Revista Caminhoneiro para mais dicas e informações.

Fonte: Dunlop

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