23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Como o novo rodízio ampliado afeta o transporte rodoviário

Por Revista Caminhoneiro em 14/05/2020 às 13:13
Como o novo rodízio ampliado afeta o transporte rodoviário

Visando a redução do número de pessoas se movimentando em São Paulo e de mais de 50% da frota de veículos em circulação todos os dias, entrou em vigor na última segunda-feira (11) o novo rodízio ampliado de veículos.

Após dois meses de suspensão para auxiliar as pessoas nesse período de pandemia, o retorno e alargamento das leis de rodízio é uma medida que visa aumentar a taxa de isolamento social.

Essa nova lei é válida 24 horas, sendo que para os dias pares, apenas os carros com o final da placa par podem circular, e os veículos ímpares podem circular em qualquer dia ímpar.

Quem não respeitar os dias alternados e for pego circulando no dia do rodízio será penalizado com 4 pontos na carteira e uma multa de R$ 130.

A Zona Máxima de Restrição à Circulação volta a valer. Os caminhões estarão sujeitos apenas à Zona de Máxima Restrição à Circulação (ZMRC), mas o transporte de cargas essenciais seguirá liberado.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMT)  informa que os veículos cadastrados junto ao Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) que fazem o abastecimento de áreas essenciais e haviam sido liberados da Zona Máxima Restrição à Circulação (ZMRC) durante o período de pandemia continuam isentos.

As exceções são os veículos de transporte de alimentos para animais e os cadastrados para concretagem-bomba, remoção de terra e entulho de obras civis, transportes de caçambas, máquinas, equipamentos e materiais de construção. Estes voltam a se enquadrar nas restrições da ZMRC a partir do dia 11. Os caminhões de mudanças também permanecem sujeitos a essas restrições. Vale lembrar que a ZMRC é válida de 2ª a 6ª feira, das 5h às 21h, e aos sábados, das 10h às 14h.

Estão liberados da ZMRC os veículos que já possuem autorização especial do Departamento de Operação do Sistema Viário (DSV) para atividades necessárias ao efetivo abastecimento da cidade, tais como:

- transporte de medicamentos, materiais imunológicos, vacinas e kits de sorologia;

- transporte de água potável, bebidas e alimentos, in natura, processados, industrializados, entre outras formas;

- transporte de produtos de higiene pessoal, doméstica e de necessidades básicas;

- transporte de combustíveis;

- transportes para distribuição de gás;

- transporte de bens e materiais necessários para o abastecimento de hospitais, clínicas, laboratórios e centros médicos;

- transporte de bens necessários para o abastecimento de hipermercados, supermercados, mercados, feiras livres, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas e centros de abastecimento de alimentos, lojas de conveniência, padarias, restaurantes e lanchonetes;

- os Veículos Urbanos de Carga – VUC.

A SMT esclarece ainda que os VUC, que são isentos do rodízio municipal de veículos tradicional, também estão excluídos do rodízio emergencial que entrou em vigor no dia 11, assim como os guinchos e veículos de transporte escolar devidamente registrados para esses serviços. 

Por conta da quarentena não ser respeitada em muitos lugares, o Brasil precisou de certas mudanças para que a disseminação do coronavírus diminua.

Por mais que todos nós tenhamos que enfrentar essa pandemia juntos, colaborando com o possível e seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, essa medida é relativamente nova e, portanto, ainda não temos uma dimensão muito grande de como ficarão as coisas.

A questão é que essa é uma tentativa de equilibrar a balança e tentar manter o isolamento de forma controlada para o bem de todos.

Essas mudanças, até segunda ordem, não afetarão o trabalho dos caminhoneiros tanto quanto qualquer outra tomada até então, porém, devemos nos atentar.

Durante esse momento de pandemia é dever de todos respeitar o isolamento saindo de casa apenas quando necessário, e enquanto estiver na rua, sempre usar sua máscara de proteção, higienizar as mãos e lembrar de não tocar o rosto ou a superfície da máscara.

É responsabilidade de todos lidar com a pandemia. Por isso precisamos nos atualizar diariamente e aprender as melhores formas de conter essa disseminação, fazendo com que aos poucos, a vida possa ir voltando ao normal. Mais informações para solicitar a isenção do Novo Rodízio Emergencial é através do Portal 156.

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Dicas

Aguarde..