A redação da revista Caminhoneiro já esteve visitando a Australia para conhecer de perto as imensas composições. A matéria foi publicada na edição nº 250 e recebeu o título “Na terra dos Road Trains”.
No entanto, uma curiosidade é que em meados de 1930 a 1940, o governo australiano utilizou o primeiro mega caminhão para transportar cargas e suprimentos até a parte norte do país, área que ainda era considerada remota e até então só era acessível por trens.
Ele foi apelidado de AEC Roadtrain, um veículo que era composto por um caminhão (8×8) e mais duas carretas, somando um total de 16 eixos. O protótipo possuía 130 cavalos de potência e era capaz de tracionar até 46 toneladas de carga útil.
Durante a visita no território australiano, ficamos sabendo que um dos fatores que tornou possível a implementação dessas enormes centopeias foram o relevo e a grande extensão territorial da Austrália.
A maior parte do território é localizado em um leve planalto desértico, com poucas elevações suaves de morfologia geralmente antiga. A Austrália apresenta características geográficas próprias, como o seu Outback, que é como sua região interna desértica é conhecida. Apesar de a agricultura ser praticamente inexistente, a região possui uma imensa riqueza através das enormes reservas de minérios de ferro, alumínio, urânio e, em menor extensão, de ouro, chumbo, níquel e zinco. Com isto surgiram por lá os Road Trains, gigantescos comboios rodoviários especializados no transporte, em primeira linha, de minerais das minas para os portos; eles também transportam combustíveis, gado etc.
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!