Projeto foi aprovado pelo Tribunal de Contas da União em 28 de julho. Estão previstos R$ 14,8 bilhões em investimentos, maior da história.
Aprovado na última quarta-feira (28) pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o projeto de concessão das rodovias Presidente Dutra e Rio-Santos (BR-116/101/SP/RJ) vai trazer inovações tecnológicas e mais segurança aos usuários, afirmou, no dia 30, o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. O maior leilão rodoviário da história prevê investimentos de R$ 14,8 bilhões na duração do contrato.
Na Dutra/Rio Santos, haverá o free-flow, sistema sem praça de pedágio onde o valor a ser pago é calculado por quilometro rodado. O projeto também prevê a implantação de um sistema de um sistema de monitoramento inteligente para a detecção de acidentes. A previsão é que o certame que vai definir a nova concessionária ocorra até o quarto semestre do ano que vem. “É mais capacidade, um melhor nível de serviço e mais segurança para o usuário da via”, afirmou Tarcísio.
Tarifa:
Com o novo contrato, quem utiliza as rodovias vai sentir no bolso os benefícios gerados com as melhorias previstas no projeto. “Na Dutra, estamos estimando uma redução de 35% na tarifa. Significa que o usuário que vai sair do Rio de Janeiro e vai chegar em São Paulo vai pagar 35% menos nos pedágios”, prevê Tarcísio de Freitas.
Entre as principais melhorias previstas na nova concessão está a implantação da nova subida para Serra das Araras, na BR-116/RJ. O trecho de 16,2 quilômetros, entre Piraí e Paracambi, ambos no Rio de Janeiro, possui um alto índice de acidentes. Também estão a instalação de quatro pontos de parada e descanso para caminhoneiros – três na BR-116/RJ/SP e um na BR-101/RJ/SP. Mais R$ 10,7 bilhões serão usados em serviços de operação, ao longo do contrato que terá 30 anos de vigência.
Fonte: Ministério da Infraestrutura
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