23 de Novembro de 2024
Onde tem caminhão, tem caminhoneiro

Dólar

Euro

Ainda não é um assinante ?
Siga-nos nas redes sociais:

Confira novidades que estão sendo apresentadas na 28ª Agrishow

Por Equipe RC em 03/05/2023 às 14:08
Confira novidades que estão sendo apresentadas na 28ª Agrishow

Empresas levam para a Agrishow 2023 – o maior evento do agronegócio na América Latina, que está sendo realizado, de 1º a 5 de maio, em Ribeirão Preto (SP) – uma série de novidades e destaques para pequenos, médios e grandes produtores rurais

  • DAF

A DAF Caminhões lançou o XF Off-Road. O novo caminhão foi desenvolvido com foco nas operações de cana-de-açúcar e tem capacidade de até 91T (PBTC). A novidade chega ao mercado brasileiro no 2º semestre deste ano e marca os 10 anos da DAF no Brasil. Segundo Luis Gambim, diretor Comercial da DAF Brasil, o lançamento do XF Off-Road, pensado especialmente para atender o escoamento das safras de cana-de-açúcar e o agronegócio brasileiro em geral, marca o começo de uma longa história que está sendo construída com excelentes resultados conquistados e muitos motivos para comemorar”. 

O novo DAF XF Off-Road foi inspirado no CF Off-Road, com uma cabine maior e geladeira, motor mais potente e maior capacidade combinada, o lançamento foi desenvolvido para aplicações mais severas. Com motor Paccar MX-13, seu principal diferencial é a potência de 530cv, que permite atender à composição legal de 91 toneladas para 11 eixos, com torque de 2,500/2,600Nm. O modelo também estará disponível na potência 480 cv, gerando torque de 2.350/2.500Nm. O freio motor é o mesmo da versão rodoviária, com 490 cv de potência, em três estágios, sendo o mais eficiente do mercado.

O trem de força tem central com maior capacidade de processamento para melhor gestão em todas as condições de rodagem; injeção common rail; cabeçote e bloco em CGI, mais robustos e leves; correia de acessórios única, com manutenção simplificada; galerias de arrefecimento mais eficientes, conectores blindados e conjunto de anéis recalibrados para menor atrito interno.

Disponível na versão 6x4 com redução nos eixos trativos, o Off-Road da linha mais vendida da DAF no Brasil tem capacidade máxima de tração de 150 toneladas, chassi reforçado e dual driving, para melhor eficiência em rodovias e estradas não pavimentadas. As relações diferenciais do modelo são 4,12:1, 4,55:1, 5,41:1 e 6,18:1.

O novo XF Off-Road também vem equipado com eixos de alta eficiência com redução nos cubos; assistente de partida de rampa; admissão de ar ciclônica, com filtragem de até 80% e menor consumo de combustível; suspensão para até 26 toneladas; quinta roda para pino de 3,5”, com rampa auxiliar, o que facilita o engate de implementos mais robustos; e transmissão inteligente ZF TraXon Automatizada Over Drive 12 velocidades, com módulo totalmente integrado ao CCP, Controle de Cruzeiro Preditivo, sistema que faz leitura do relevo nos dois quilômetros adiante, ajustando torque e transmissão para uma melhor economia de combustível em rodovias.

  • IVECO

A Iveco está apresentando seu portfólio completo de soluções em transporte para o agronegócio, com destaque para as linhas Daily, Tector e S-Way e para o Bus Rural 15-210. Disponível nas versões 480cv (4x2), 480cv (6x2) e 540cv (6x4), a linha S-Way tem ainda a versão GNV que conta com motorização de 460cv, a mais potente do mercado, e tem capacidade total de 960 litros (240 m3). O modelo proporciona a maior autonomia entre os veículos movidos a gás natural ou biometano no país e estará disponível na rede de concessionários Iveco no último trimestre de 2023. 

"A agricultura brasileira não apenas alimenta a população, mas também impulsiona a economia do país. Por isso, a Iveco está comprometida em oferecer os melhores veículos comerciais para atender as demandas do mercado agrícola, com tecnologia, robustez, versatilidade e baixo custo operacional", comenta Márcio Querichelli, presidente da Iveco para a América Latina.

“O lançamento do S-Way marcou o início de uma nova era para a Iveco. O S-Way é resultado de um intenso processo de engenharia que envolveu uma equipe de aproximadamente 450 pessoas, mais de 70 protótipos, 450 testes diferentes e mais de 1 milhão de horas totais de trabalho. O caminhão passou por avaliações rigorosas em diversas aplicações, totalizando mais de 2,5 milhões de quilômetros rodados, para garantir sua resistência, força e durabilidade na categoria de pesados. Entre os clientes que testaram e aprovaram o S-Way está o Grupo Bom Jesus, reconhecido pela sua atuação nas áreas de transporte, comercialização de grãos, pecuária e varejo de combustíveis”, diz Marcus Souza, diretor de Marketing para a América Latina.

Segundo Maurício Corrêa, gerente de Marketing da Iveco, “esperamos alcançar, neste ano, ainda mais sucesso em relação a 2022. No estande estão expostas as soluções que completam todo o sistema do agro, não somente solução para dentro da lavoura, mas também para levar toda a produção do agro à cidade.” 

  • Volkswagen Caminhões e Ônibus

A Volkswagen Caminhões e Ônibus está expondo sua gama de produtos totalmente renovados. Segundo Ricardo Alouche, vice-Presidente de Vendas, Marketing e Serviços, como um dos principais setores da economia brasileira, o agronegócio está no foco dos investimentos da Volkswagen Caminhões e essa estratégia já se reverte em resultados positivos. Hoje, o segmento representa uma fatia relevante de nossas vendas, com um portfólio que garante o melhor custo operacional para esse mercado. As conquistas, no entanto, só nos levam a inovar ainda mais e a nova geração de caminhões Volkswagen chega para fortalecer nossa oferta com maior eficiência, conforto, segurança e tecnologia.

Luciano Cafure, diretor de Marketing da Volkswagen Caminhões e Ônibus, salienta que  “esse evento é o mais importante do agronegócio no Brasil. Estamos com um estande maior em relação ao ano passado, com todos os veículos preparados para atender da melhor forma esse setor. A expectativa é de bons negócios”.

Entre as novidades da montadora está o primeiro caminhão autônomo da marca VW. A empresa acaba de entregar as primeiras 20 unidades do VW Constellation 31.280 8x4 com essa tecnologia para a Vamos e os veículos estarão disponíveis em breve para locações ao agronegócio. O benefício está no sistema que identifica sua posição e segue a rota pré-programada, com precisão de 2,5 cm e com variações mínimas, impossíveis de se atingir na condução humana.

“O grande destaque da VWCO está na sua geração de caminhões que estreia este ano e extrapola o que requer a legislação atual, com evoluções significativas para maior eficiência, conforto, segurança e tecnologia. A montadora lançou, por exemplo, a linha dos Constellation Off-Road, que estará representada pelos modelos 33.480 e o 32.380. Ambos equipados com tração 6x4, apresentam novas vantagens sob medida para a aplicação: transmissão automatizada de série, para-choque metálico com proteção nos faróis, volante multifuncional e banco do motorista com cinto integrado com revestimento em couro sintético”, diz Ricardo Alouche.

O VW Meteor 29.530 também é outro destaque. “Seu trem de força proporciona alto desempenho, com excelente economia de combustível, baixo custo de manutenção e durabilidade para as aplicações mais severas”, ressalta Luciano Cafure.

Representando a maior família de caminhões do mercado, o VW Constellation 25.480 6x2 completa a exposição. Um extrapesado sob medida para médias e longas distâncias e traz na essência a robustez. Mais eficiente, conectado e com segurança ativa de série, chega ao mercado com o novo pacote Prime: volante multifuncional, banco do motorista diferenciado em conforto e painel de instrumentos com funcionalidades com maior inteligência embarcada, tudo de série.

O VW Delivery 11.180, o caminhão médio mais vendido no mercado brasileiro, é destaque com a maior capacidade de carga do seu segmento, agora com PBT de 10.800 kg. E para trazer ainda mais segurança para os motoristas, a VWCO adiciona o assistente de partida em rampa e controle de estabilidade e tração como itens de série.

  • Mercedes-Benz

Os caminhões Mercedes-Benz Actros, Arocs, Atego e Accelo do portfólio 2023, que atendem à nova legislação de emissões Proconve P8 (Euro 6), são as principais atrações da marca na 28ª edição da Agrishow.

“Com a avançada e exclusiva tecnologia BlueTec 6, nossos caminhões 2023 asseguram redução de 80% nas emissões de Óxidos de Nitrogênio e menos 50% nas de Material Particulado em relação ao Proconve P7 (Euro 5). No entanto, entregamos muito mais aos nossos clientes. Além da redução nas emissões de poluentes, contribuindo para a proteção ambiental e melhoria da qualidade do ar, agregamos novidades que resultam em economia no consumo de combustível, redução de custos operacionais, mais segurança nas estradas e mais conforto. Dessa forma, asseguramos eficiência e rentabilidade para os transportadores, com mais produtividade e bem-estar a bordo para os motoristas. O novo motor OM 471 do Actros e do Arocs, por exemplo, reduz o consumo de combustível em até 8% na comparação com o motor OM 460 Euro 5, além de se destacar pelos 530 cv e 2.600Nm, o mais potente e forte da marca no Brasil”, diz Roberto Leoncini, vice-Presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

Roberto Leoncini continua: “os novos caminhões Accelo e Atego chegam ao mercado com novidades em robustez, segurança e praticidade. Já o Actros ganha mais uma versão de cabina (Space) e entre-eixos mais curto (3.250 mm), aumentando sua gama de aplicações, além da segunda geração do MirrorCam, o exclusivo sistema de câmeras digitais que substitui os retrovisores convencionais. Inéditos modelos Arocs 6x4 ampliam a oferta para mineração, construção e agora também para atividades do agronegócio, como transporte de cana-de-açúcar e madeira”.

  • Grunner

Parceira da Mercedes-Benz desde 2018, a Grunner, empresa de tecnologia para o campo, leva para a Agrishow modelos já consolidados na plataforma do Axor 3131, como o ATR (para operação no transbordo da colheita da cana), o ASP (aplicação de adubos líquidos e vinhaça) e o ADS (distribuição de sólidos). 

“Com satisfação e orgulho, constatamos o sucesso do nosso Axor como base para as máquinas inteligentes autônomas da Grunner na colheita da cana-de-açúcar”, afirma Roberto Leoncini. “Ainda em 2023, iremos superar o marco de 1.000 unidades em operação no Brasil, principalmente no transbordo da colheita da cana, além de outras atividades nas áreas de plantio”.

No estande da Grunner, além de alguns modelos do seu atual portfólio com o Axor para o segmento canavieiro, a empresa apresenta o conceito de uma solução para o setor, expandindo sua atuação no mercado do agronegócio. Trata-se de uma nova versão do ADS que utiliza como base o Mercedes-Benz Arocs. No evento, estará exposto um protótipo na versão Arocs 4851 10x4.

Essa nova máquina inteligente une rusticidade, resistência, alta capacidade de carga, eficiência operacional, velocidade e é a única no mercado com o poder de transportar 30 toneladas. O novo ADS é utilizada na aplicação de calcário, gesso e compostos orgânicos, possuindo um sistema de abafador que proporciona seu uso mesmo em dias com ventos fortes, garantindo assim a uniformidade da aplicação por evitar a deriva dos materiais empregados.

O desenvolvimento da nova máquina agrícola da Grunner envolveu dois anos de incursões realizadas pela empresa na região produtora de grãos do sudoeste goiano e no Mato Grosso, contando com a participação de produtores que apontaram suas principais necessidades no dia a dia do campo. “Nos propomos a entender o mercado, apresentando o projeto para nossos clientes, que nos auxiliaram a desenhar essa aplicação em cima do ADS, que é uma Smart Machine já existente, mas que migra agora para um mercado novo”, explica Denis Arroyo, CEO da Grunner.

“Estamos falando de um equipamento com menor consumo de diesel e menos paradas para abastecimento, o que representa uma grande vantagem na comparação com os produtos convencionais já existentes no mercado”, completa Denis Arroyo.

  • Scania

No estande da Scania estão expostos os modelos P 280 6x4 XT (movido a gás e/ou biometano), 500 R Super 6x2, 560 G Super 6x4 XT e 560 R Super 6x4 e um motor de 13 Litros DC13 072A (diesel) para grupos geradores de energia. Há também atendimento aos visitantes pelas equipes de vendas, serviços e serviços financeiros (Scania Banco – financiamentos e seguros – e Consórcio Scania) das Casas Scania Escandinávia e WLM Quinta Roda. 

Além disso, também está disponível, a Scania Locação, de aluguel de caminhões e ônibus. A Scania Locação soma ao portfólio de soluções aos clientes, que podem expandir o perfil de operação de transporte. 

“A Scania se mantém e amplia suas soluções como referência ao agronegócio e para atender às demandas de setores como o sucroenergético, madeira e agrícola. A Agrishow reforçará com os clientes todas as vantagens da nova linha Euro 6 de caminhões. É a geração mais econômica da história da marca e estamos animados para estar com os clientes durante a maior feira do setor”, afirma Fabrício Vieira, gerente de Vendas de Soluções Off Road da Scania Operações Comerciais Brasil. “Continuamos avançando com a linha XT, e ampliando também o alcance com os produtos rodoviários. Ou seja, estamos ainda mais preparados para atender qualquer demanda do mercado. Além de mostrar o P 280 que faz parte da linha mais sustentável movida a gás e biometano, que tem enorme potencial na cadeia do agronegócio.”

  • Ford

A Ford está exibindo a geração da picape Ranger, produzida na Argentina, e que chegará ao mercado brasileiro no segundo semestre. Segundo o presidente para a América do Sul, Daniel Justo, a picape evoluiu e terá novos motores, dentre eles um V6.

O visual da picape foi todo remodelado e a nova Ranger chegará com alterações na dianteira, com grades, capô, faróis e para-choques novos. Na traseira também foram realizadas algumas mudanças na comparação com a geração anterior, assim como nas laterais. E destacou também os resultados da Transit no segmento de veículos comerciais. 

A Transit nas versões Chassi, Minibus e Furgão são outros modelos presentes no evento. “A Transit tem mostrado um crescimento consistente de vendas, com excelente aceitação no mercado, e a tendência é avançar ainda mais com a ampliação da linha. Fomos pioneiros e acabamos de lançar a primeira versão com transmissão automática do Brasil e em breve vamos trazer a Transit Chassi, atendendo a um segmento que representa cerca de 30% do mercado de vans”, Daniel Justo.

  • RAM

Os visitantes estão conhecendo em primeira mão a nova versão da Ram 1500, que será lançada oficialmente no Brasil nas próximas semanas. A Nova Ram 1500 Limited conta com itens exclusivos no segmento como a suspensão a ar com cinco níveis, que ajusta a altura do carro automaticamente de acordo com a carga, as rodas de aro 22 polegadas e os bancos traseiros reclináveis. Além disso, o quadro de instrumentos é 100% digital, com 12”, entre outros pontos altos. “Estamos animados em exibir pela primeira vez no Brasil a Ram 1500 Limited, que chega para redefinir o que uma picape pode ser, mais uma vez. É um produto vencedor de dezenas de premiações nos Estados Unidos que entrega força, capacidade, tecnologia e luxo” destaca Breno Kamei, vice-Presidente da Ram para a América do Sul. Outro destaque é a Ram 3500, maior sucesso comercial da marca e a picape a diesel mais potente do país – 377cv gerados pelo motor Cummins® de 6,7 litros. Também impressionam as capacidades de carga (1.752 kg) e reboque (9.021 kg). 

  • Nissan

No seu estande é possível fazer um test-drive na Frontier em uma pista off-road. Em exposição, os demais modelos da marca: o SUV Kicks, o sedã Versa, o recém-lançado Sentra e o 100% elétrico, Leaf - este, segundo a marca, com diversos clientes do agronegócio interessados em ter um modelo elétrico para deslocamentos, por exemplo. Para a negociação feita durante o evento, a picape média tem descontos de 16 a 25%, dependendo da versão. E a promoção é válida para faturamento via CNPJ ou CPF. 

  • FPT

A FPT Industrial, marca do Iveco Group, aposta nos motores a gás natural e biometano como solução para o Brasil e América Latina, se beneficiando da ampla disponibilidade do combustível na região, com menores custos operacionais, o mesmo desempenho do diesel e redução de emissões. No estande da FPT Industrial é possível conhecer as vantagens do motor NEF 6 Natural Gás para aplicação em geração de energia, o alto desempenho e confiabilidade do motor Cursor 11 para máquinas agrícolas, a unidade de potência (IPU), solução compacta e pré-montada que integra principais componentes do motor, e a sustentabilidade e economia do Original Reman FPT.

Durante a feira, o amplo portfólio de produtos FPT Industrial está sendo exibido pelos parceiros Case IH, com o motor S8000, Horsch, com o N67, IVECO, com o Cursor 13 Euro VI, New Holland Agriculture, com o N67 Natural Gas, e Marcher, com o N45 na configuração injeção mecânica.

“Consciente do nosso protagonismo para um futuro sustentável, apresentamos o ciclo completo do biometano em um tour virtual na Agrishow 2023, como solução completa, junto a nossos parceiros. A energia gerada a partir do biometano é uma opção extremamente vantajosa, aumentando a produtividade e reduzindo os custos de operação, com a melhor entrega de TCO”, afirma Marco Rangel, presidente da FPT Industrial para a América Latina.

  • Cummins

A Cummins Brasil está apresentando o novo motor QSF 3.8 , com potência entre 99hp e 140hp, pronto para atender às aplicações agrícolas e industriais. Segundo Tiago Costa, gerente de Vendas Off-Higway da Cummins, “com investimento na ordem de USD 124 mil no Brasil, esta motorização foi minuciosamente desenvolvida por nosso time de engenharia brasileiro para o segmento fora de estrada visando ampliar nosso portfólio para atender às demandas dos nossos clientes com as vantagens da tecnologia downsizing e de compra nacional, por meio do Finame, além de redução dos custos de frete, melhoria nos prazos de entrega e suporte Cummins local”. 

 O QSF 3.8 é um motor leve e compacto de 4 cilindros que oferece uma combinação de desempenho e durabilidade, além de proporcionar uma operação econômica com mais potência e produtividade. Como diferencial estratégico, o motor é homologado para Tier 3/Mar-1 e está também pronto para atender às normas de emissões futuras, com o sistema de pós tratamento da Cummins Emissions Solutions (CES), Single Module.

Derivado do ISF 3.8, motor já consagrado no mercado automotivo acumulando mais de 100 mil unidades vendidas no País, o QSF 3.8 industrial já estreia no Brasil com a base fortalecida. 

Fotos: divulgação

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade

Dicas

Aguarde..