A história inspiradora de Juliana Florindo Vieira, a única mulher na equipe de mecânica da IVECO Belluno, é um exemplo de determinação e competência, provando que paixão e dedicação podem ultrapassar qualquer barreira.
Ela exerce a profissão de mecânica há 14 anos, trabalhando na concessionária IVECO Belluno, localizada na Av. das Missões, 600, Km 0 Rod. Washington Luiz, Cordovil - Rio de Janeiro/RJ. Sua trajetória na mecânica começou de maneira inesperada, mas sua paixão e dedicação a levaram a conquistar um espaço significativo na área.
“Eu comecei dentro de um projeto que era próximo à minha residência, focado na qualificação de profissionais. Disponibilizavam várias áreas como saúde, informática e, entre elas, mecânica, na qual me interessei. Como esse curso contava com empresas parceiras, acabei arrumando logo um bom emprego. Minha mãe, Rosalia, me incentivou a seguir essa profissão e fazer o curso”, relembra Juliana.
Apesar de já ter trabalhado com outras mulheres na mecânica, por motivos particulares, elas saíram, e hoje Juliana é a única mulher na área da mecânica na concessionária. “Adoro mexer nos caminhões”, declara. Quando questionada sobre os maiores desafios, ela prontamente responde:
“A aceitação masculina. Mas tenho muito orgulho de ter conquistado o meu espaço. Muitos apostavam que eu não chegaria nem a três meses de trabalho na empresa na área da mecânica, e já tenho mais de 14 anos. Minha maior conquista foi chegar ao cargo de Master”, fala sorrindo.
Juliana enfatiza a responsabilidade de deixar o cliente satisfeito e garantir que ele queira voltar à concessionária quando precisar de revisões em seu veículo.
“Eu represento a imagem da empresa, então temos que realizar bem os serviços. Quando o assunto é veículo, a responsabilidade é grande para fazer um trabalho seguro, afinal estamos lidando com a segurança do cliente e de terceiros nas estradas.”
Com a chegada das tecnologias, Juliana e a equipe da IVECO Belluno utilizam muitos programas de computador para fazer diagnósticos precisos, além das ferramentas gerais.
“Utilizamos programas para dar suporte nos caminhões Euro6, por exemplo, facilitando muito o nosso trabalho nas revisões e diagnósticos e otimizando o tempo e a disponibilidade dos veículos”, explica.
A área de transporte, segundo Juliana, tende a evoluir cada vez mais, especialmente em questões de emissões, descarbonização e modernização de designs.
“Temos que sempre estar buscando fazer cursos e atualizações. A IVECO Belluno constantemente nos coloca para fazer treinamentos e reciclagens. Acabei de voltar de férias e já estava inscrita para um curso. É muito importante para nós.”
Juliana se sente bem recebida na empresa e em seu ambiente de trabalho.
“Quando um funcionário novo entra, ele fica surpreso, mas acaba achando legal me ver atuando como mecânica. Hoje, está mais 'aberto' em relação à quando comecei. Quando cheguei aqui, o mecânico Claudio Cubeiro me ensinou muitas coisas e me deu total apoio. Ele tem um coração enorme e é um excelente profissional.”
Para outras mulheres que desejam entrar na área de mecânica automotiva, Juliana oferece um conselho valioso:
“Faça o que gosta, porque é bem mais prazeroso. Nada na vida é fácil. O velho ditado diz que se vem fácil, também vai embora facilmente. Amo muito a minha profissão e não me vejo trabalhando em outra coisa.”
Juliana Florindo Vieira é um exemplo de que determinação, paixão e perseverança podem romper barreiras e levar a grandes conquistas, mesmo em áreas tradicionalmente dominadas por homens. Sua história é uma inspiração para todos que desejam seguir seus sonhos, independentemente dos obstáculos.
LEIA TAMBÉM:
Foto: divulgação
Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!